Hospital completou meio século de existência  

O Hospital José Venâncio completou 50 anos de vida na terça-feira, 19 de maio. Neste tempo muitos diretores passaram pela instituição, que atualmente vive uma fase de conquistas. O atendimento em sua maioria, cerca de 90%, destina-se aos usuários do SUS e também de alguns convênios.

“Por conta da pandemia o jubileu de ouro não pode ser comemorado, mas essa data não pode deixar de ser lembrada pelo que o hospital representa à comunidade. A instituição se mantém viva por meio de seus colaboradores, que vestem a camisa no exercício das funções e  através de cada colinense que nos auxilia, de uma forma ou de outra, para continuarmos exercendo nosso trabalho da melhor maneira possível”, destacou o provedor Osny Paro.

DE MATERNIDADE À SOCIEDADE FILANTRÓPICA

Mas para entender o presente é preciso nos remeter ao passado ao ano de 1953 quando a Maternidade Alice Dias foi fundada. Anos mais tarde, em 1970, com a mudança do estatuto a entidade passou a denominar-se Sociedade Filantrópica Hospital José Venâncio. De lá para cá o hospital sempre fez parte do dia a dia do município, trazendo ao mundo milhares de colinenses, realizando procedimentos cirúrgicos e internações.

O hospital se mantém com as receitas provenientes de doações, contribuições dos sócios, campanhas, subvenções, auxílios públicos, etc. A privilegiada instalação, que se equipara a cidades maiores que Colina, é constituída por 40 leitos com estrutura para clínicas cirúrgica e médica, pediatria, maternidade e centro cirúrgico. Também são prestados serviços de radiologia, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas que em 2018 passou por uma completa reforma e automação dos equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento. A atual diretoria administrativa também modernizou os exames de raio x com a aquisição de um novo aparelho. O Centro Cirúrgico ganhou um foco e aparelho de anestesia. O prédio passou por reformas e adequações que ampliaram as instalações com a construção de estacionamento e área de convivência aos funcionários.

A parceria com o município é essencial para que o hospital mantenha o atendimento. “Continuar buscando recursos para a compra de mais aparelhos para ampliar o leque de exames é a meta para que os colinenses não precisem se deslocar para os municípios vizinhos”, salientou o provedor Osny que está à frente da diretoria constituída também pelo 1º secretário – João Antônio da Silva; 2º secretário – Assad Antônio Daher; 1º tesoureiro – João Pedro da Silva Destri e 2º tesoureiro – Luiz Henrique Pires de Oliveira. O mandato da atual diretoria termina em janeiro de 2021.

Provedores que estiveram à frente do hospital nestes 50 anos: João da Silva, Fioravante Caldana, Mário Pinto Neto, Sérgio Campanholi, Adilson Sturaro, Fernando Luiz Basso, Osny Cezar Paro, Cássio Luiz Rosinha, Sadia Daher Rodrigues Ferreira, Pedro Otávio Rodrigues Ferreira e João Pedro da Silva Destri e Osny Paro.

Fachada da antiga maternidade Alice Dias que anos mais tarde transformou-se no hospital. Foto: colina.spblogspot.com

Membros da diretoria administrativa que está à frente da instituição desde 2018.

 


Postado em 21/05/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.289
Ontem:2.726
Total:4.015
Recorde:2.726
Em - 30/05/20