Paróquia completa 102 anos de história

Vídeo com curiosidades da igreja é forma de comemoração  

A Paróquia São José completa 102 anos de história hoje, 30 de julho. A comemoração será tímida por causa da pandemia, mas nada que apague o brilho de um dos símbolos do cristianismo colinense que passou a existir antes mesmo da igreja matriz, inaugurada em 1923, cinco anos depois da fundação da paróquia em 1918.  

O aniversário será comemorado com missa on-line celebrada hoje na igreja matriz, às 19h30, pelo padre Santana que convida todos os fiéis a assistirem a transmissão ao vivo nas redes sociais da paróquia.

SÍMBOLOS E CURIOSIDADES

Um vídeo sobre as curiosidades da igreja matriz também foi produzido. “Como estamos limitados por causa da situação atual, a paróquia não terá a merecida comemoração, mas o vídeo é uma forma de festejarmos a data mostrando aos fiéis como a igreja está repleta de história e símbolos que fazem parte do passado e presente do povo colinense”, destacou Santana que convida toda população a acompanhá-lo na visita on-line pelo interior da igreja, que começa pelo coro e vai até o campanário onde estão o sino e relógio, que têm as badaladas e batidas propagadas pelas cornetas.

O sino, um dos maiores do Estado, é um dos patrimônios não só da paróquia como também do município pelo valor histórico e cultural que representa. Em 2015, a paróquia realizou campanha para a troca do sino original, doado à matriz em 1923 por Antônio Junqueira Franco “Nico Junqueira”, que estava rachado e foi substituído pelo novo sino, totalmente automatizado. O sino original está instalado na praça.

Subindo mais um pouco, no topo da igreja, acima do sino, está a engrenagem que comanda o relógio que para funcionar com a hora exata necessita de corda a cada seis dias. O local possui uma vista panorâmica de Colina, que começou a se formar envolta do templo católico como a maioria das cidades do interior paulista. Você ficou curioso para assistir o vídeo? É só acessar: https://youtu.be/7oyBvj0sMeg

Estrutura com o antigo sino instalada na praça, bem próximo à igreja.

Igreja matriz, o maior símbolo da paróquia, que reúne os católicos nas celebrações.

 


Postado em 30/07/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.289
Ontem:
Total:1.289
Recorde:1.289
Em - 22/09/20