CF-2021 prioriza o diálogo como cura para qualquer tipo de violência

Começou ontem em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade Ecumênica que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, baseada na passagem bíblica de Efésios 2.14a, que tem por objetivo redescobrir a força do diálogo e denunciar as diferentes violências praticadas em nome de Jesus.

Em Colina a missa de abertura foi realizada ontem, quarta-feira de cinzas, quando também teve início a quaresma, período de conversão, penitência, jejum e oração em que os cristãos são chamados a se interiorizar, a viver uma vida mais consagrada, mantendo o contato com o Deus, consigo mesmo e com o próximo.

A CF deste ano é ecumênica porque foi elaborada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil juntamente com o Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. “A campanha ecumênica é realizada a cada 5 anos e esta é a 5ª vez que tem a participação de outras igrejas. O símbolo de uma ciranda com as pessoas dando as mãos, estampado no material de divulgação, representa que não há primeiro e nem último, todos somos iguais e ninguém é maior do que o outro. Todos fazem parte da comunidade e não podemos excluir ninguém”, explicou padre Santana que esclareceu: “Devemos ser pessoas construtoras do diálogo e da paz. A violência gera hostilidade na política, rede sociais, desavenças, agressões, manipulação, fake news e o aumento exacerbado dos homicídios”.

O pároco destacou que existem muitas pessoas praticando violência contra determinados pessoas e grupos dizendo que são de Cristo. “A Igreja dá atenção a todos que sofrem. Precisamos nos dirigir ao encontro destas pessoas para inclui-las em nosso meio. Tem gente que critica a igreja por causa disso, mas é preciso valorizar e acolher cada pessoa do jeito que é e como vive”. Santana salientou: “Jesus nunca fez distinção de pessoas, quem critica não é cristão porque não segue a Cristo, segue suas próprias doutrinas, tem uma ideologia própria e não segue aquilo que é de Deus”.

Por causa da pandemia as reflexões da CF serão realizadas às quintas-feiras, às 19h30, somente em alguns lugares das comunidades que são maiores para manter o distanciamento. Todas as medidas preventivas serão adotadas e a via sacra acontecerá somente na igreja matriz às terças-feiras em dois períodos, às 15h e 18h30. A Paróquia estará divulgando os lugares antecipadamente.

QUERMESSE CONFIRMADA

A Paróquia já confirmou a realização da Festa de São José, de 5 a 21 de março apenas com serviço de retirada das delícias típicas do evento para degustação em casa. Não haverá consumação no local. No dia 19 de março em que se comemora o dia do padroeiro serão realizadas duas missas, às 9h30 e 18h, com procissão em forma de carreata. Padre Santana informou que 2021 é o ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco.

Padre Santana exibe o manual da campanha iniciada ontem, quarta-feira de cinzas.

Padre Santana mostra o banner da CF 2021.

 


Postado em 18/02/2021
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:5.688
Ontem:
Total:5.688
Recorde:5.688
Em - 03/03/21