Museu está fechado para execução de melhorias

As melhorias no Museu Municipal continuam para conservação deste importante patrimônio histórico do município, que foi revitalizado com a reorganização e acréscimo de novas peças ao acervo, como também do prédio que abrigou a antiga estação ferroviária, responsável pelo desenvolvimento e progresso de Colina.

O telhado já tinha sido totalmente substituído e nesta nova etapa o forro de toda extensão da plataforma de embarque, danificado pela ação do tempo, foi retirado. O telhado passará por um processo de higienização, realinhamento, reforma do madeiramento, substituição de calhas e telhas. Também na parte interna será feita a substituição de parte do forro das salas 2 (entrada), 3 (bilheteria) e 4 (sala de tecnologias), bem como substituição dos condutores das águas de chuva da fachada. Segundo a Secretaria de Educação, o espaço ficará fechado para visitação do público durante a execução dos reparos e melhorias, que não têm uma data específica para o término.

ATIVIDADES CULTURAIS

Mesmo durante a pandemia várias ações culturais foram realizadas no espaço. No mês de maio o Museu participou da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, com duas exposições: uma delas presencial sobre a trajetória do “Cel. Luciano de Mello Nogueira”, personagem fundamental no desbravamento, fundação do Distrito e emancipação político-administrativa de Colina. A outra virtual, com o título “Desenhando nossa história”, retratou toda a história da cidade desde a fundação do “Distrito de Paz” até a atualidade, relatando também a tradição da Capital Nacional do Cavalo. Na Semana Nacional dos Museus, a Associação Amigos da Estação entregou um troley de inspeção ferroviária, que integra o acervo do Museu.

O Museu também participou em junho do Encontro Paulista de Museus Itinerantes com duas atividades: oficina sobre preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral Básico Laboratório “Museu Municipal de Colina”, ministrada por Bárbara Paulote e Michael Argento, da equipe da ACAM Portinari de apoio ao SISEM-SP. O Painel Sustentabilidade Educacional, com os professores Gilberto Gonçalves e Luís Gustavo Ferreira, abordou palestra sobre o “Museu como Ferramenta Pedagógica no Ensino Fundamental.

A ação do tempo danificou o forro do telhado da plataforma de embarque da antiga estação, que será revitalizado com o processo de reforma.

 


Postado em 30/07/2021
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:3.655
Ontem:4.112
Total:16.250
Recorde:5.362
Em - 25/09/21