Jaborandi é incluída em projeto piloto da OMS para erradicação do tracoma

Jaborandi foi escolhida entre os 18 municípios que integram a DRS-V para iniciar projeto piloto de eliminação do tracoma, doença ocular que se não for tratada pode prejudicar a visão.

O projeto, realizado através de parceria entre a Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, teve início no último dia 11 com a visita de diversos médicos, enfermeiros e técnicos destes órgãos e também do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos, Rio Preto, Jales, Registro e Ribeirão Preto para a realização de mutirão de exames.

“A escolha de Jaborandi para esse projeto piloto deve-se a infraestrutura técnica, física e operacional da saúde local que apresenta 100% de cobertura pelas estratégias da saúde da família, ótimos níveis de cobertura vacinal e bons indicadores relativos à prevenção e promoção à saúde”, explicou Maria Aparecida Michelon, representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos.

O mutirão atendeu cerca de 836 pessoas (790 alunos da rede municipal com idade entre 5 e 14 anos e 46 adultos)  que, primeiramente, foram examinadas pelos técnicos e depois pelos médicos oftalmologistas dra. Norma Hellen Medina, coordenadora da Divisão de Oftalmologia Sanitária da Secretaria Estadual e dr. Paulo Canine, também da SES.

 “Ficamos muito felizes em ser o único município do norte paulista escolhido para iniciar este projeto que  pretende eliminar o tracoma em todo o território brasileiro até 2020", destacou a enfermeira Joelma Alves da Mata, responsável pela Vigilância em Saúde de Jaborandi. O mutirão apresentou um excelente resultado, com 99,76% de presença em relação ao público alvo. 

Pacientes são examinados no mutirão para detecção de tracoma.


Postado em 20/06/2015
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:13.761
Ontem:1.493
Total:15.254
Recorde:13.761
Em - 25/05/19