Triatleta colina supera limites em prova de Ironman

Ayman conclui os 42 Km da maratona, uma das provas do Iroman, em 3h47.

Imagine nadar mais de uma hora, pedalar 180km e ainda ter fôlego para correr quase 4 horas sem parar? Parece impossível, mas foi um desafio que o juiz colinense Ayman Ramadan, 31 anos, venceu ao concluir o Ironman, a prova mais desafiadora do triathlon, realizada no final de maio em Florianópolis.

Essa história despertou o interesse da reportagem que procurou o juiz para saber como o esporte entrou na vida dele até se tornar um triatleta. O hipismo foi o primeiro esporte que praticou dos 7 as 13 anos. O triathlon começou pouco mais de 2 anos.

Dentre os esportes que compõem o triathlon, o primeiro que Ayman praticou foi a natação, mas de forma recreativa. “Em 2010 passei a praticar a corrida competitiva, iniciando com provas de 5km e depois 10km. Em 2012 fiz a São Silvestre e, em maio de 2013, comprei uma bicicleta. Em agosto do mesmo ano fiz minha primeira competição de triathlon, na modalidade ‘short’: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. No mês seguinte participei da minha primeira meia maratona de 21km em Buenos Aires”, contou o juiz.

MODALIDADE OLÍMPICA

Depois das provas “shorts” Ayman passou a competir na modalidade olímpica, que é o dobro de distância: 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. “Em junho do ano passado resolvi me inscrever no Ironman, considerada o ápice das competições para a maioria dos triatletas. Como preparação participei de três provas de Ironman 70.3, conhecidas como meio Ironman, que incluem 1.900m de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida em Miami (outrubro/2014), Florianópolis (novembro/2014) e Brasília, em abril deste ano”, revelou o triatleta.

EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO

Foi difícil para Ayman conseguir conciliar a rotina diária de juiz com os treinos para se preparar para o maior desafio esportivo da sua vida. “Os treinos longos eu fazia aos sábados e domingos e deixava para o meio da semana os mais curtos, que fazia durante à noite. Saía do Fórum em Monte Azul quase todos os dias às 20h para chegar em Colina e começar a correr às 21h”, contou Ramadan. Ele ressaltou que, “o ironman é uma prova que exige muita dedicação física, nutricional e principalmente mental. São cinco meses de treinos específicos, longos e desgastantes, tendo de conciliá-los com a rotina normal de trabalho, amigos e família. O percurso é de 226km. O corpo pede para parar, mas a mente diz que você pode prosseguir”.

O tempo limite estabelecido pela organização para terminar a prova era de 17 horas. “Acabei terminando bem melhor do que o esperado, com tempo total de 10h37, sendo 1h09 nos 3,8km de natação, 5h28 nos 180km de ciclismo e 3h47 nos 42km da maratona. O desejo de todos que fazem o Ironman pela primeira vez é apenas de terminar a prova, independente do tempo, que o desgaste é tão intenso que muitos desistem”.

Entre os mais de 2.000 participantes de todo o mundo, profissionais e amadores, o colinense ficou em 449º no geral e em 96º na categoria de 30 a 34 anos, na qual competiu. “A maior dificuldade é a preparação. O apoio dos familiares é essencial porque você tem de abdicar de muitas coisas. Além do apoio no período de treinamento, eles me acompanharam e me motivaram, com a torcida, a fazer valer a pena cada gota de suor derramada durante a prova. E foram muitas...”

Ayman ingressou na magistratura 5 anos. Passou por várias cidades até chegar a Monte Azul, onde atua atualmente e era seu objetivo desde o início da carreira em razão da proximidade com Colina, para ficar mais perto dos pais Assad/Nádua e da família. O próximo desafio de juiz triatleta? Ele não revelou, mas com certeza com o preparo físico que adquiriu será ainda maior.


Postado em 10/07/2015
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57