“10 minutos Contra a Dengue” é a nova campanha para combater a doença

Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue? Apenas 10 minutos, uma vez por semana, são suficientes para eliminar criadouros e manter o mosquito longe das residências.

Essa é a proposta da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, lançada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a campanha originou-se em um projeto de estratégia de controle do Aedes aegypti adotado em Cingapura.

Aquele país foi capaz de interromper o pico de epidemia, com ações semanais da população dentro de suas residências, com duração de apenas 10 minutos, onde se faz a limpeza e eliminação dos principais criadouros do Aedes.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das casas e o seu ciclo de vida - do ovo ao mosquito adulto - leva de 7 a 10 dias. Assim, efetivando a limpeza de criadouros uma vez por semana, a população interfere no desenvolvimento do vetor.

Está comprovado que é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, com uma ação semanal, freando, desta forma, a transmissão da doença.

Colina, então, adota essa ideia e inicia um trabalho de mobilização social.

“É hora de unir forças e intensificar as ações de prevenção da doença para interrompermos a transmissão do mosquito e impedirmos uma nova epidemia”, destacou a Secretária de Saúde, Priscila Alexandre.

A primeira reunião, com o objetivo de divulgar a campanha e buscar parcerias para mobilizar a população, foi realizada dia 27 de agosto, no auditório da Secretaria da Educação com a participação de autoridades, líderes comunitários e religiosos e população em geral.

Os frutos dessa iniciativa, começam a surgir. No último sábado, 5 a comunidade São Cosme e Damião, do Conjunto Habitacional “João Ademar Paro” (CDHU 1) realizou ação de prevenção no bairro.

Está prevista para o próximo dia 25 de setembro a realização do “Dia D” da campanha, quando a equipe da Secretaria de Saúde, com a utilização de um trio elétrico, fará a convocação da população, buscando conscientizar o munícipe da importância de sua participação no combate à dengue e adesão à campanha.

No dia 26, em continuidadehaverá ação com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde  e  Controle de Vetores, além de  representantes de todos os departamentos da Secretaria de Saúde, que apoiarão e reforçarão as equipes, realizando a ação de “varredura” nas residências, eliminando os focos do mosquito transmissor da dengue.

Moradores da CDHU 1 deram exemplo de união e conscientização no combate aos criadouros do Aedes aegypti.

O mutirão de limpeza começou pelos quintais e também atingiu ruas e praças


Postado em 12/09/2015
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:7.256
Ontem:
Total:7.256
Recorde:7.256
Em - 15/11/19