57º Campeonato de Planadores ganha repercussão internacional

Durante 14 dias Bebedouro foi palco internacional para a prática do voo a vela. A Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e Aeroclube de Bebedouro, realizaram no sábado (26) a final do 57º Campeonato Nacional de Planadores Voo a Vela. Três vencedores se classificaram nas categorias Open, Olímpica e Racing. Henrique Navarro representará o país no Campeonato Internacional de Planadores, que será realizado na Lituânia em 2016.

O prefeito, Fernando Galvão, observa que o evento gerou grande desenvolvimento econômico para o município e elevou o nome da cidade, não pela qualidade da competição, mas devido o comportamento cooperativo dos pilotos. “Contamos com representantes do Alasca e Alemanha, demonstrando, juntamente com os brasileiros, que é necessário determinação para realizar nossos”, comenta o prefeito.

Galvão acrescenta a importância de gerar oportunidades como a escola de pilotos para jovens carentes, possibilitando, através de parcerias, que novos profissionais da aviação surjam em nível nacional e até internacional.

Segundo o presidente da FBVV, Antoniebe Vieira Torres, a competição foi dividida em duas etapas, Regional e Nacional, permitindo que os pilotos desenvolvessem suas técnicas e realizassem disputas acirradas. “A meteorologia da cidade permitiu provas de qualidade, mas, também desgaste físico devido as temperaturas elevadas, permitindo melhor avaliação de cada competidor”, explica.

O presidente do Aeroclube e diretor do campeonato, Angelo Hermini, afirma que das duas etapas realizadas, apenas em um dia não foi possível realizar provas, devido a meteorologia. “Tivemos um nível técnico que muito tempo não ocorria em um campeonato nacional, o que demonstra a valorização desse esporte”, observa Angelo.

O vencedor da categoria Olímpica, Sérgio Bassi, de São José dos Campos, praticante de voo a vela desde 1974, constantemente participa das competições em Bebedouro, avaliou positivamente as provas, devido a constância meteorológica.

Claudio Eduardo Schmidt, de Rio Claro, vencedor da categoria Racing, venceu outras provas em Bebedouro, observa que a cidade possui a melhor localização de voo no interior do Estado de São Paulo.

Egon Otto Rehn, de Brasília, vencedor na categoria Open, possui experiência internacional de voo, enfatiza que competir em Bebedouro sempre faz parte de sua programação, devido as boas condições climáticas.

Henrique Navarro, piloto que representará o país no Campeonato Mundial na Lituânia, representou o Brasil no mundial da França, Argentina e Finlândia. “Voar na Europa possui características como dias longos, mas, felizmente, a Lituânia possui clima para voo semelhante ao Brasil”, comenta o piloto.

Curso de pilotos - Bebedouro terá escola de pilotos para jovens carentes. A Prefeitura Municipal, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e o Aeroclube firmaram, no sábado (19), parceria para criação de uma escola para pilotos de planadores. O projeto Voa Planador São Paulo II é voltado para jovens e adolescentes de escolas públicas de Bebedouro. Serão disponibilizadas dez bolsas gratuitas. As aulas começam em aproximadamente 40 dias, no IMESB.

57º Campeonato Nacional de Planadores.

Vencedor da categoria Racing, Claudio Eduardo Schmidt.

Vencedor da categoria Open, Egon Otto Rehn.

Vencedor da categoria Olimpica, Sérgio Bassi.

Prefeito, Fernando Galvão, participa de evento ao lado de pilotos internacionais e de várias cidades brasileiras.

Prefeito entrega bandeira de Bebedouro ao piloto alemão Swen Holtmamn (ao centro).

Piloto que voará no Campeonato Mundial de Planadores na Lituânia, Henrique Navarro.


Postado em 28/09/2015
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57