Seccional diz que Colina tem 2 investigadores, um está afastado

Dr. Edson afirma que desconhece problema entre delegado titular e investigadores

Em entrevista à reportagem que foi enviada à assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o delegado Seccional, Edson João Guilhem, informou que Colina conta com dois investigadores, sendo que um cumpre afastamento legal, e está em fase de aposentadoria.

As respostas chegaram à redação no dia 2, às 18h30, após o fechamento da última edição. Portanto, as informações estão sendo publicadas esta semana. Dr. Edson também declarou que desconhece qualquer problema de relacionamento entre o delegado titular e os investigadores da Unidade Policial.

Sobre a constatação de que Jaborandi (6.592 habitantes/censo 2010) conta com 3 investigadores e Colina (17.371  censo 2010/IBGE) apenas um, ele explicou, “observamos que eles (investigadores) encontram-se lotados anos, quando ainda no município havia Cadeia Pública Feminina”. Confira a íntegra das respostas a seguir.

O COLINENSE - Por que a Delegacia de Polícia de Colina tem apenas 1 investigador e a vizinha Jaborandi, com um número menor de habitantes, tem 3?

DELEGADO SECCIONAL EDSON JOÃO GUILHEM -O número de policiais que lotam uma Delegacia de Polícia é fixado por uma Resolução Secretarial, no caso em questão a de número 105/2013.

A Delegacia de Polícia de Colina comporta 03 Investigadores de Polícia e 01 Agente Policial.

Atualmente consta lotado naquela Unidade Policial 02 Agentes Policiais, sendo um afastando para tratamento de saúde e 02 Investigadores de Polícia, sendo um em fase de aposentadoria. Insta acrescentar ainda que recentemente um Investigador que laborava requereu exoneração de seu cargo face aprovação em outro concurso público. Quanto a vizinha cidade de Jaborandi contar com 03 investigadores de Polícia, observamos que eles encontram-se lotados anos, quando ainda no município havia Cadeia Pública Feminina

OC - Apenas um investigador para Colina é suficiente, considerando que tempos o município contava com 3 investigadores?

DS - Conforme demonstrado acima, o município não conta com apenas um Investigador, sendo que os outros policiais civis encontram-se em afastamento legal, permitido por lei e somente com novas designações de investigadores é que analisaremos a real necessidade de cada município que compõe a área desta Seccional de Polícia.

OC - Existe algum problema de relacionamento entre os investigadores com o delegado titular Fernando César Galletti, que dois deles, tempos, pediram transferência?

DS - Este signatário desconhece qualquer problema de relacionamento entre o Delegado de Polícia Titular e os funcionários que laboram naquela Unidade Policial.

OC - Pode-se considerar que o município trabalha com um efetivo abaixo do necessário?

DS - Nos reportamos às respostas 1 e 2, ressalvando que os policiais civis que laboram apresentam índice de esclarecimentos satisfatório, tanto que recentemente esclareceram 5 roubos e ainda prenderam um receptador de fios de cobre.

OC - Como o Delegado Seccional analisa a crescente onda de roubos e furtos no município?

DS - Não no município de Colina os índices criminais tiveram elevação.

OC - O que pode ser feito para diminuir esta sensação de insegurança que toma conta da população colinense?

DS - Acreditamos que um trabalho conjunto, que existe, entre a Polícia CivIl e a Polícia Militar melhore esta sensação de segurança.

OC - A Delegacia local recebeu uma nova viatura do Governo Estadual?

DS - Sim, recentemente o Excelentíssimo Senhor  Governador esteve em nossa região e procedeu a entrega de viaturas, inclusive o fazendo no município de Colina.

OC - O atual número de viaturas é suficiente para a realização do trabalho no município?

DS - Sim, atualmente o município de Colina conta com 4 viaturas policiais, sendo 3 caracterizadas, todas dotadas com compartimento para transporte de presos.

OC - Se convidado, o Delegado Seccional participaria de uma audiência pública sobre segurança na Câmara Municipal?

DS - Sim, desde que nesta audiência pública participassem pessoas que entendam de Segurança Pública, bem como outras instituições que atuam direta ou indiretamente na Segurança Pública (Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Fundação Casa, Conselho Tutelar, Prefeitura, entre outros).

OC - Em que dia e horário acontece a próxima correição na Delegacia local?

DS - Todas as correições ordinárias são publicadas no Diário Oficial – DOE, bem como é afixado no átrio da Delegacia Seccional de Polícia e nas Unidades Policiais um Edital Público para informar a data, facultando a visitação pública.​

CONSIDERAÇÕES

Toda população colinense sabe que existe divergência profissional entre o delegado titular e os investigadores, tanto que dois deles, colinenses, tempos pediram transferência para outras cidades, no caso Barretos e Jaborandi.

Pouquíssimos moradores sabem que Colina conta com 2 investigadores, pois apenas um é visto pela cidade. A Cadeia Feminina de Jaborandi foi transferida para Colina em 30 de novembro de 2011. Por que também não vieram alguns dos investigadores???

Enquanto a população não manifesta sua preocupação com o aumento da criminalidade, não monstra sua indignação aos políticos (representantes do povo), Colina vai continuar assim... desprezada, esquecida.

Se ninguém protesta por mais segurança, por mais investigadores para esclarecer esta imensidão de crimes, para estourar as dezenas de boca de fumo, onde o tráfico corre solto, durante dia e noite. Vamos continuar assim... na cidade das maravilhas, no mundo do faz de conta.

CORREIÇÃO

Apesar da falta de informação sobre dia e horário da correição, a reportagem conseguiu os dados. O delegado Seccional, Edosn João Guilhem, estará em Colina no próximo dia 31, a partir das 9 horas, para fiscalizar a Delegacia de Policia de Colina.

A Correição também é aberta ao público em geral que poderá apresentar queixas, reclamações e sugestões quanto aos serviços policiais e administrativos.

ESTADO NOMEIA 346 INVESTIGADORES

O governador Alckmin nomeou na última terça- feira, 8, 50 novos delegados, 346 investigadores e 394 escrivães aprovados em concurso público. A posse dos nomeados deve ocorrer em 15 dias, seguido de curso de formação e estágio probatório para depois serem designados para as delegacias.


Postado em 11/03/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:7.987
Ontem:2.867
Total:10.854
Recorde:7.987
Em - 16/11/18