Escolas municipais tornam-se ecoponto para coleta de óleo de cozinha

O óleo usado diariamente na cozinha é descartado de forma errada e essa prática pode causar problemas na tubulação e a contaminação do meio ambiente.

Pensando nisso, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento/Meio Ambiente e de Educação, juntamente com o SAAEC, lançou em todas  escolas municipais de Educação Infantil (creches e pré-escolas) e de Ensino Fundamental (1º aoanos) o projeto “Óleo Nota 1000”, tornando cada unidade em ecoponto de arrecadação.

O objetivo é conscientizar os alunos e respectivas famílias para a destinação correta, evitando e diminuindo o descarte na rede de esgoto que tem prejudicado o processo realizado nas duas Estações de Tratamento de Esgoto.

A iniciativa faz parte de parceria com a empresa “Óleo Nota 1000 – Coleta Seletiva de Óleo de Fritura Usado”, responsável por coletar semanalmente o óleo de fritura usado nas escolas. “Os litros de óleo recolhidos nas unidades escolares serão reutilizados na produção de biodiesel”, explicou Daniel Barbosa, proprietário da empresa.

O projeto foi lançado nos dias 21 e 22 de março durante os HPTCs com professores no auditório da Secretaria de Educação. A química do SAAEC, Renata Paro e o empresário Daniel Barbosa explanaram sobre o projeto. O lançamento foi uma ação comemorativa ao Dia Mundial da Água, transcorrido no último dia 22. A coleta começou no dia 4 deste mês quando também aconteceu as ações de educação ambiental junto aos alunos, com banners e distribuição de panfletos.

O óleo usado nas residências deve ser colocado frio em garrafas pet e entregue na escola mais próxima da Rede Municipal, que foi transformada em ecoponto do projeto.

Alunos e diretora junto ao coletor instalado na escola da Cohab 2.


Postado em 16/04/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:5.822
Ontem:
Total:5.822
Recorde:5.822
Em - 12/11/18