Secretaria alerta para focos de incêndio durante estiagem

O período de estiagem, de maio a setembro, começou e se intensifica a preocupação com as queimadas que, além de trazer danos ao meio ambiente, aumentam a poluição atmosférica e prejudicam a saúde da população.

Em 2015 a Secretaria de Serviços Urbanos recebeu 12 ocorrências de focos de incêndio na área urbana e neste ano foram seis. “A maioria das ocorrências são de focos em terrenos baldios, da queima de lixo e vegetação no asfalto que é constituído de produtos inflamáveis. Apesar da população estar mais consciente, ainda existem moradores que insistem em adotar esta prática”, explicou o secretário Luiz Henrique Pires de Oliveira que acrescentou, “os moradores que colocam fogo no quintal são orientados pelos funcionários municipais a não fazer isso que a fumaça,  além de nociva à saúde e ao meio ambiente, incomoda os vizinhos”.

O secretário também alertou que a vegetação seca dos terrenos baldios se torna num condutor natural para alastrar o fogo para áreas vizinhas, trazendo risco para as residências. “Quando o fogo é pequeno, o próprio morador é orientado a apagá-lo. Os focos maiores, em terrenos, são controlados pelo caminhão pipa da prefeitura”, esclareceu Oliveira. Na zona rural os incêndios em matas e canaviais também deixam o Corpo de Bombeiros e a Cetesb, órgão responsável pela fiscalização em áreas rurais, em estado de alerta.

Colina possui caminhão pipa, motorista e ajudante treinados que ficam 24 horas de plantão, pelo fone 3341-2263, para atender ocorrências desta natureza. A parte técnica é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a parte operacional da Secretaria de Serviços Urbanos.

TREINAMENTO

Os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), nomeados por meio de portaria do dia 2 de maio, participam nos próximos dias 17 e 18 de Oficina Preparatória para Operação Estiagem no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Barretos. Os membros da Brigada para Prevenção e Combate a Incêndios em Coberturas Vegetais formada no município, assim como no ano passado, também farão parte do evento que tem por finalidade especializar os agentes de defesa civil para as ações de combate às queimadas.

Com os clima seco uma pequena faísca pode causar um incêndio.


Postado em 14/05/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.359
Ontem:2.867
Total:7.226
Recorde:4.359
Em - 16/11/18