Correios orientam sobre extravio de mercadorias

Cliente pode ser indenizado caso comprove o extravio

A redação deste semanário tem recebido várias reclamações do extravio de mercadorias despachadas nas agências dos Correios e que não chegaram ao seu destino, inclusive em alguns casos foi registrada ocorrência na polícia devido aos prejuízos sofridos pelos usuários.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios, que encaminhou as solicitações por escrito, orientando como deve ser feito o procedimento por quem teve alguma mercadoria extraviada e quais os canais da empresa devem ser utilizados para isso. Acompanhe a seguir íntegra da entrevista:

O COLINENSE: Os Correios têm recebido reclamações do extravio de mercadorias despachadas nas agências de Colina e Jaborandi?

Correios:Os clientes de Colina e Jaborandi que relataram aos Correios possíveis casos de extravios foram orientados a efetuar formalmente a reclamação através do serviço de atendimento aos clientes: o Fale com os Correios. O atendimento é feito pelo 0800 725 0100 (sugestões, elogios e reclamações de todas as cidades) ou pelo site http://www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios/

OC: Essas mercadorias desaparecem no caminho que fazem até onde é centralizado este serviço ou no caminho inverso para a distribuição regional?

Correios:As encomendas/mercadorias postadas nas agências de Colina e Jaborandi são tratadas no Centralizador dos Correios em São José do Rio Preto. Extravios de objetos postais podem ocorrer por várias razões, como endereçamento errado, CEP incorreto, etiqueta de endereçamento não fixada adequadamente, entre outros fatores.

OC: O Correio reembolsa os valores quando as mercadorias não chegam ao seu destino?

Correios: Os Correios indenizam os clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, ainda, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo etc.

OC: Esses fatos estão sendo investigados?

Correios: Nos Correios existe uma área que tem como um dos objetivos o de identificar riscos e potenciais falhas na captação, tratamento, encaminhamento e distribuição de objetos e encomendas, de modo a evitar a ocorrência de extravios. Para os casos onde o objeto não é localizado no fluxo postal é realizada uma busca minuciosa do objeto e, se for o caso, informado ao cliente e feito o pagamento da indenização correspondente. Para cada objeto extraviado é aberto um processo de apuração interna, buscando identificar os responsáveis ou os fatores que geraram o extravio.

OC: Os Correios instauram sindicância para apurar os fatos?

Correios:Se identificado que há culpa ou dolo por parte de empregados, é instaurado o procedimento administrativo interno, sem prejuízo de outras medidas a serem adotadas no âmbito judicial. Porém, para manter a integridade de seus empregados e dos clientes, os Correios não revelam informações a respeito de suas medidas internas de segurança ou apurações internas em andamento.

OC: Os Correios não dispõem de um serviço de rastreamento e por que mesmo assim as mercadorias desaparecem?

Correios: Todas as orientações sobre procedimentos a serem adotados quando a encomenda não é entregue, bem como os tipos de indenizações, estão disponíveis no site dos Correios: http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/o-que-fazer-se-sua-encomenda-nao-chegou. O acompanhamento do objeto postal pode ser feito no site dos Correios http://www.correios.com.br/para-voce- Rastreamento de objetos. Lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados.


Postado em 20/08/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:5.890
Ontem:
Total:5.890
Recorde:5.890
Em - 21/11/18