Mesários serão orientados em treinamento da Justiça Eleitoral

Os mesários de Colina que vão trabalhar nas eleições do dia 2 de outubro participam neste sábado, dia 10, de treinamento da Justiça Eleitoral.

O treinamento, no auditório da Secretaria de Educação, tem início às 10 horas e será ministrado pela equipe do Cartório Eleitoral para 76 convocados que irão trabalhar de presidente e 1º mesário nas 38 seções de Colina, divididas em 5 locais de votação: EMEF “Lamounier de Andrade” com 12 seções; EMEF “Cel. José Venâncio Dias” e EMEF “Antônio Daher”Cohab 2 ambas com 8, “Prof. Darcy Silveira Vaz” (6) e EMEI “Prof.ª Maria Aparecida Zanette de Camargo” que tem 4 seções.

O treinamento para Jaborandi será realizado no dia 17 (sábado), no mesmo horário e local, sendo que todos os 4 mesários das 14 seções eleitorais, 56 ao todo, participarão do encontro. A prefeitura de Jaborandi cederá o transporte para os convocados, que sairá da praça matriz às 9h30.

“Os mesários receberão um auxílio-alimentação que deverá ser retirado nos Correios, no período de 7 a 25 de outubro, mediante apresentação de documento com foto e título de eleitor”, informou o chefe do Cartório, Carlos Humberto Campos Júnior.

Dentre as instruções será repassada a informação que algumas urnas serão ligadas com chave e os modelos mais modernos com botão. “As sete urnas 2015 que recebemos pouco tempo serão usadas nas 6 seções de votação da escola ‘Olinto Junqueira Borges’, em Jaborandi. Optamos em usá-las na cidade vizinha para facilitar o trabalho que são mais novas e o risco de apresentar problema é menor, explicou Campos Júnior. Nesta eleição o Cartório terá 10 urnas de contingência, que poderão ser utilizadas caso alguma apresente problema e precise ser substituída no dia da eleição.

O treinamento ainda abordará a fiscalização nas seções eleitorais que pode ser feita pelos próprios candidatos e os fiscais nomeados pelos partidos políticos. Os participantes do treinamento também vão ganhar um Manual do Mesário para tirar dúvidas.

SEÇÕES DE JUSTIFICATIVA

O chefe do Cartório Eleitoral estará reunido no próximo dia 20 com as diretoras das escolas, que são locais de votação, para a possibilidade de montar salas para o preenchimento do formulário de justificativa para o eleitor que estará fora do domicílio eleitoral no dia do pleito. “Desta vez não haverá seção de justificativa por conta de não ter mesários suficientes, então montaremos salas nos locais de votação para os funcionários das escolas instruírem os eleitores de fora como preencher o formulário corretamente para justificarem a ausência”, acrescentou Carlos.

CAPACITAÇÃO NO TRE

O chefe do Cartório e o auxiliar Fernando da Silva Mendes participaram no último dia 30 de curso no Tribunal Regional Eleitoral, em São Paulo, relacionado às urnas eletrônicas.


Postado em 10/09/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:2.071
Ontem:2.867
Total:4.938
Recorde:2.867
Em - 15/11/18