Concurso quer desmitificar imagem do conselheiro “bicho papão”

Frases do tipo “vou chamar o Conselho Tutelar para te pegar”, usadas muitas vezes para que as crianças deixem de fazer bagunça em casa ou na escola, ajudaram a criar o mito do conselheiro “bicho papão”, aquele que ao invés de proteger tem a função de punir e repreender

Para desmitificar este mito que acaba atrapalhando o trabalho exercido pelo órgão, o Conselho Tutelar de Colina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lança a partir de hoje, dia 10, o Concurso Cultural “Papai Noel Tutelar”, que tem por objetivo conscientizar não as crianças, adolescentes, mas também toda a sociedade que a proteção aos direitos das crianças e adolescentes, previstos pelo ECA, é a verdadeira atribuição do órgão.

A ideia do 1º concurso realizado na história do CT colinense partiu do conselheiro Reginaldo Leme de Souza, que levou a proposta até o conhecimento do psicopedagogo e capacitador José Boff, que acatou a sugestão e pediu para que o órgão a colocasse em prática ainda este ano.

“Na maioria das visitas domiciliares as crianças em risco se escondem do conselheiro em virtude desta imagem distorcida, que acaba comprometendo o trabalho porque antes de ser ouvida ela é encaminhada ao atendimento psicológico para então o relatório ser encaminhado ao Ministério Público. É essencial adotar estratégias criativas e inovadoras para que os direitos humanos das crianças e adolescentes sejam garantidos”, esclareceu o conselheiro Reginaldo que, juntamente com os demais conselheiros, estarão divulgando o concurso nas escolas para que o maior número de crianças e adolescentes possam participar.

COMO PARTICIPAR

O concurso é direcionado para crianças de 7 a 12 anos que devem fazer um desenho revelando qual a imagem que o “Papai Noel Tutelar” deve terAté o dia 22 de dezembro, data de término para recebimento dos trabalhos, o desenho deve ser colocado dentro de um envelope com nome, endereço do participante e entregue no Conselho Tutelar, que funciona ao lado da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. José Boff juntamente com os conselheiros vão selecionar o desenho mais criativo e no dia 23 de dezembro a criança vencedora vai receber a visita do Papai Noel Tutelar em sua casa para entrega do prêmio, uma bicicleta novinha patrocinada pela Help. A campanha também conta com o apoio deste jornal e rádio 105 FM.

Conselheiros Rosângela, Maria Aparecida, Reginaldo, Vanessa e Roberta mostram o banner do 1º concurso promovido pelo CT colinense


Postado em 11/11/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.840
Ontem:2.867
Total:4.707
Recorde:2.867
Em - 15/11/18