Aluno da ETAM é 4º no concurso da EPTV

Lucas Zapella conquistou o 4º lugar no concurso de redação da EPTV.

Dentre 65 municípios, 356 escolas e 26.369 alunos, a redação do estudante colinense Lucas Henrique Zapella ficou em 4º lugar no Projeto “EPTV na Escola”, que neste ano teve como tema “O Brasil que eu vou ajudar a construir”.

O finalista do concurso cursa o 9º ano B na ETAM “São Francisco de Assis” e desenvolveu o texto premiado, com título “Eu poderia ter feito, mas não fiz”, com orientação e supervisão da professora Sílvia Moralles (veja redação no site do jornal).

Em Colina, além da ETAM, também participaram do concurso alunos do 9º ano das escolas “Lamounier de Andrade” e Colégio Cecília Meireles, somando 231 trabalhos. Destes 30 foram selecionados e ganharam um dia de passeio em Ribeirão Preto, com direito a visita à sede da EPTV e a um dos shoppings da cidade.

A comissão organizadora classificou 263 alunos e Colina teve 5 alunos semifinalistas: Lamounier – Larissa Máximo e Michael Lourenço. Colégio Cecília Meireles – Laura Giacchetto. ETAM Letícia Calora e o finalista Lucas Zapella, que ganhará como prêmio um televisor HD.

“É gratificante a adesão do município a esse concurso, pois proporciona que os alunos pensem e escrevam sobre temas de extrema importância para a formação da cidadania e sua parcela de responsabilidade pela construção de um futuro melhor para o nosso país”, comentou a secretária de Educação, Elizabete Neme.

Em todas as edições Colina se destacou ficando entre os semifinalistas e em muitas delas com finalistas, motivo de elogios por parte da emissora de Ribeirão Preto que 16 anos realiza o concurso.

EPTV na Escola - Tema: “O Brasil que eu vou ajudar a construir”

Escola: “ETAM” São Francisco de Assis

Cidade: Colina-SP

Eu poderia ter feito, mas não fiz

A minha geração, muito jovem na época, não entendia direito qual seria o nosso papel e pouco poderíamos fazer por falta de vivência. Hoje, resolvi lembrar as futuras gerações da importância de cada ser humano para o futuro do país, e o que eu poderia ter feito, mas não fiz.

Eu poderia ter economizado mais água, para que hoje, não houvesse racionamento.

Eu poderia ter sido mais tolerante com as pessoas, entendido melhor as diferenças e aceitado as individualidades de cada ser humano, para que hoje, não houvesse tanto preconceito.

Eu poderia ter entrado para a politica ou escolhido melhor meus representantes, os quais pudessem erradicar a corrupção do país e melhorar a vida do povo, mas preferi cuidar da minha própria vida.

Eu poderia ter preservado a natureza, para que hoje pudéssemos respirar um ar mais puro.

Eu poderia ter estudado mais, porque hoje eu percebo que a educação é a salvação do Brasil, pois existe futuro se houver educação e cultura, um ensino com qualidade gerando igualdade e conhecimento, pois ele é capaz de libertar o ser humano da ignorância e poder caminhar com suas próprias pernas e não ser manipulado.

Eu poderia ter feito...mas não fiz. Se você está lendo está mensagem. Faça! Pois com sua ajuda podemos melhorar o nosso país. Não espere que seu futuro seja como o meu, cheio de arrependimentos.

Lucas H. Zapela, aos 65 anos, em 11 de maio de 2066


Postado em 11/11/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:2.011
Ontem:2.867
Total:4.878
Recorde:2.867
Em - 15/11/18