Juiz pede ética na política, durante discurso na diplomação, e é aplaudido

O Juiz Eleitoral Leopoldo Vilela de Andrade da Silva Costa (foto) foi aplaudido de pelo público presente na diplomação, ao destacar em seu discurso que é preciso praticar uma política mais ética.

Ele também citou a frase do ex-presidente norte-americano, Abraham Lincoln “nenhum homem jamais se perdeu em uma estrada reta”. Confira a seguir o pronunciamento do Juiz Eleitoral.

“A Justiça Eleitoral é por excelência a justiça garantidora da expressão maior da democracia, que é o voto. A vontade emanada de cada um dos cidadãos brasileiros, espalhados nos milhares municípios desse imenso país e que juntos são capazes de eleger homens e mulheres que gozarão de enorme responsabilidade, elaborando leis que nortearão a vida em sociedade e administrando de forma eficiente os recursos disponíveis, buscando sempre o bem comum. Digo isso num contexto que é um desafio fazer com que as pessoas, cada vez mais desacreditadas, se conscientizem da importância do voto criterioso e que dispõem de um valioso instrumento para construção de um mundo melhor.

Vivemos atualmente em um momento político extremamente conturbado. Os brasileiros estão nas ruas bradando por uma política mais ética, onde o bem social seja de fato buscado. Parece que enfim os brasileiros não mais admitirão que os eleitos, titulares de cargos públicos, se afastem deste mister. Certamente esse não é o momento para lições de direito, ética e probidade. Não é o espaço para sermões sobre o manto tênue e movediço da moralidade. Trata-se apenas de um caminho para reflexão do que realmente deve e merece ser levado ao andor de suas atuações. O respeito ao interesse coletivo e as leis observado em especial o princípio da impessoalidade.

Verificamos, portanto, que chegou o momento de retidão, momento de procurarmos o que é certo, o que é justo, de lembrarmos dos princípios constitucionais. Momento de exaltarmos a moralidade administrativa, a transparência com os gastos públicos, a responsabilidade fiscal. Momento de ter mais respeito com o dinheiro público. Infelizmente, todos aqui acompanham as notícias da imprensa em que alguns maus políticos utilizam o dinheiro público como se fosse seu. Utilizam para ostentar com viagens, carros, joias, fazendas, etc. Certamente não é isso que os cidadãos de Colina e Jaborandi, especialmente, esperam dos seus eleitos.

Nessa senda eu peço licença para citar as palavras de um dos presidentes americanos mais admirados da história, que foi lenhador, veio de uma família humilde e foi um autoditada, se tornou um advogado e finalmente Presidente da República. Abraham Lincoln disse: ‘Nenhum homem jamais se perdeu em uma estrada reta’. Eu acho que é isso que cada eleitor espera e deseja de seus eleitos, que atuem com retidão e que não desvirtuem o fim maior do seu mandato, que é a busca do bem estar da população.

A responsabilidade dos senhores, aliás de todos nós que exercemos função pública, é maior. Os senhores agem em nome de uma coletividade e diferentemente da generalidade das pessoas, cujos atos podem beneficiar ou prejudicar uma ou quando muito poucas pessoas, os atos praticados pelos senhores, agentes do poder político, podem e devem beneficiar uma infinidade de pessoas.

Pois bem, vocês foram eleitos pelo povo e a melhor forma de agradecer a esse voto de confiança é a retribuição de um trabalho sério, desenvolvimento social e promoção do bem coletivo. Essa é a forma de retorno que a população aguarda, é por isso que os senhores serão cobrados. Mas não percam tempo pois quatro anos passam rápido demais. Assim de minha parte, representando o Poder Judiciário, desejo aos eleitos sucesso e boa sorte. Que Deus os abençoe, que pautem o trabalho futuro pela integridade, honradez e honestidade. Obrigado”.


Postado em 22/12/2016
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.639
Ontem:2.867
Total:7.506
Recorde:4.639
Em - 16/11/18