Secretaria de Saúde de Jaborandi faz busca para identificar não imunizados contra febre amarela

Mesmo sem casos de febre amarela nas áreas rural e urbana, a Secretaria de Saúde de Jaborandi vai realizar a busca ativa da população não imunizada pela vacina e para isso será preciso examinar as carteiras de vacinação.

Na segunda-feira, dia 16, as equipes de Atenção Básica das Unidades de Saúde da Família 01 e 02 foram capacitadas pela equipe de Vigilância em Saúde para realizar a busca ativa das carteiras de vacinação para identificar os grupos populacionais não imunizados contra a doença.

Segundo a enfermeira Joelma Alves Sales da Mata, responsável pelo setor, “o objetivo é integrar as equipes de Atenção Básica para que realizem em cada território adstrito a busca ativa das carteiras de vacinação para que as equipes de Vigilância em Saúde possam focar estes grupos ainda não vacinados”. Ela esclareceu também que, “o cidadão ao tomar uma dose mais o reforço da vacina da febre amarela está imunizado para o resto da vida. Através deste levantamento poderemos mapear os grupos populacionais que não foram imunizados, desenvolvendo campanhas educativas focadas para eles”.

PREVENÇÃO, VACINAÇÃO E SINTOMAS

Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil. As pessoas que residem, frequentam ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata, devem ser vacinadas.

“Na nossa região não existem casos da doença em áreas urbanas. Em zonas rurais de alguns municípios que possuem reservas de matas exames demonstraram que alguns macacos silvestres, encontrados mortos, tiveram febre amarela”, disse Joelma que informou também que a vacina contra a febre amarela está disponível no Centro de Saúde e a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h.

Ao apresentar febre de início súbito, calafrios, dores de cabeça, nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza procure um médico na unidade de saúde mais próxima. Informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é válida para quem realizou atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata como pescaria, acampamentos, passeios ecológicos, visitação em rios, cachoeiras ou mesmo durante atividade de trabalho em ambientes silvestres.


Postado em 21/01/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57