Febre amarela deixa saúde em alerta

A secretária Rita Pereira, responsável pela pasta da Saúde em Jaborandi.

A vacina é a única forma de prevenção contra a febre amarela que desde o início do ano causou dezenas de mortes, principalmente em Minas Gerais que enfrenta um surto da doença. Jaborandi ainda não tem nenhuma contaminação registrada na zona rural, mas a Secretaria de Saúde realizou na última semana plantão especial de vacinação.

A secretária de Saúde, Rita da Silva Pereira, informou que o Centro de Saúde “Dr. Amadeu Pagliuso” funcionou nos últimos dias 1 e 2 em horário ampliado, até às 20 horas, para atender o público que compareceu à unidade de saúde com RG, cartão do SUS e carteira de vacinação que são exigidos antes da imunização.

Desde o início do ano  748  pessoas foram vacinadas. No mês de janeiro foram 508 doses aplicadas e em fevereiro, que ainda está começando, já foram vacinadas 240 pessoas. Além disso, 2 mil cartões de vacina foram conferidos. “Quem está em dia com a vacina não há necessidade de tomá-la novamente. Duas doses de vacina valem por toda a vida. A primeira deve ser aplicada aos 9 meses e depois aos 4 anos. Nos adultos a imunização deve ser feita com intervalo de 10 anos”, informou a enfermeira Joelma Alves Sales da Mata, responsável técnica do setor.

Ela explicou também que por causa de reações, como qualquer outra vacina, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda que pessoas com baixa imunidade, idosos com mais de 60 anos, grávidas e alérgicos à gelatina e ovo sejam vacinados após avaliação médica.

Equipes da Vigilância Sanitária também percorreram a zona rural em 2 micro-ônibus com 3 vacinadores e orientadores para a imunização dos moradores que estão com a vacina em atraso. As esquipes também imunizaram os frequentadores do Rio Pardo e os moradores de todos os ranchos. As propriedades próximas ao rio também foram orientadas a entrar em contato caso apareçam macacos mortos.


Postado em 11/02/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57