A Origem

Exemplar de Jaborandi cultivado pelo Sr. Benedito José de Lima no jardim de sua residência.

O arbusto com propriedades medicinais de nome Jaborandi (do tupi-guarani Yaborã di) era encontrado com abundância às margens do córrego e nas proximidades. Então, o ribeirão passou a ser chamado de Córrego Jaborandi e mais tarde a mesma denominação foi dada às terras doadas ao patrimônio.

São raros os exemplares do arbusto encontrados na cidade. Uma planta é mantida na praça central para que as novas gerações possam conhecer a origem do nome do município. Um belo exemplar é tratado com muito carinho na casa do Sr. Benedito José de Lima.   

O arbusto é cultivado na região Norte e Nordeste do Brasil para extração medicinal. A planta produz o princípio ativo de nome “policarpina”, um alcaloide usado no tratamento de alguns tipos de glaucomas primários e também usado como antiflamatório, expectorante e vasodilatador. A indústria cosmética utiliza a planta para fabricação de shampoo, pois sua composição apresenta propriedades que previnem a calvície.

GOVERNADOR QUER PLANTA

Em sua última passagem por Jaborandi, em 21/11/2015, durante a inauguração da nova ponte sobre o Rio Paro, o governador Geraldo Alckmin solicitou ao então prefeito uma muda da árvore Jaborandi. Disse ele que quer plantar no jardim do Palácio do Governo junto às outras que também dão nome aos diversos municípios paulistas.

O córrego Jaborandi cruza a rodovia que dá acesso à entrada principal da cidade e o represamento de suas águas deu origem ao lago do Centro de Lazer.

Em meio as ixoras, na praça central, também sobrevive um pé de Jaborandi para que as futuras gerações conheçam a planta que deu origem ao nome do município.


Postado em 18/03/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57