Laudos atestam que macacos não morreram de febre amarela

Os dois macacos da espécie sagui, encontrados mortos no Polo Regional da Alta Mogiana e na Fazenda Santo Antônio, não morreram de febre amarela. O Instituto Adolfo Lutz fez a análise do material coletado nos dois animais. Os exames deram negativo e a morte pela doença foi descartada. Colina até o momento não registrou nenhum caso de febre amarela em macacos e também não há casos suspeitos ou confirmados em humanos.

O laudo do macaco encontrado no Polo Regional da Alta Mogiana foi divulgado no último dia 17 e o da Fazenda Santo Antônio na segunda-feira, dia 20. Em nenhum dos casos é especificada a causa da morte dos primatas. A Vigilância Sanitária foi informada sobre o aparecimento dos dois animais mortos.

A Secretaria de Saúde alerta que os munícipes entrem em contato pelo fone 3341-9430 caso encontrem macacos mortos. “É de muita importância que essa comunicação seja de forma rápida para que haja tempo de coletar o corpo do animal, que não pode estar em estado de decomposição”, esclareceu a secretária de Saúde, Dra. Sadia Ferreira.

Desde o início do ano até o momento 2.268 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela que faz parte do calendário vacinal e está disponível durante todo o ano. “Todas as pessoas que ainda não tomaram duas doses da vacina devem fazê-lo, seguindo o esquema vacinal que é de 10 anos de intervalo de uma dose para outra”, explicou a secretária.

Além da vacina, a prevenção da doença deve ser feita evitando a disseminação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. A recomendação é a mesma em relação à dengue, evitar água parada nos recipientes onde a fêmea deposita seus ovos, de onde nascerão larvas que se tornarão em mosquitos.

Quem ainda não foi imunizado contra a doença deve tomar a vacina, disponível na rede pública de saúde. 


Postado em 25/03/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57