Autoescolas de Colina e Jaborandi são investigadas em esquema de venda de CNH

Servidores do Detran também prestaram depoimento na operação “Delta Fake”

Prédio onde funciona o Detran, em Colina, esteve fechado na última segunda-feira devido à deflagração da operação “Delta Fake”.

A Polícia Civil de Bebedouro investiga a venda de carteiras de motorista na região. O caso venho à tona na manhã de segunda-feira, dia 19, com a operação “Delta Fake” que cumpriu 47 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão e 4 de condução coercitiva expedidos pelo Poder Judiciário de várias cidades, inclusive de Colina e Jaborandi.

Os números da operação não foram detalhados pela polícia e todos os depoimentos estão concentrados em Bebedouro, sede das investigações. O caso também é acompanhado pelo Ministério Público. A força tarefa esteve em autoescolas de Colina e Jaborandi recolhendo documentos e levando os donos para prestarem depoimento.

A operação teve a participação de aproximadamente 100 policiais e agentes de várias delegacias e Seccionais da região para desarticular um possível grupo de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) que, previamente associados a representantes de autoescolas, estariam possibilitando, mediante pagamentos de quantias em dinheiro, a aprovação de alunos em exames para CNH, especialmente em categorias profissionais.

O trabalho de investigação durou vários meses e foi coordenado pelo delegado Mário Gonçalves do 1º Distrito Policial de Bebedouro. Segundo informações do delegado João Osinski Júnior, diretor do DEINTER III (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), veiculadas na mídia regional, a investigação teria apurado que os examinadores se intitulavam delegados de polícia, como uma forma de coagir as pessoas a pagarem as quantias que eram cobradas. A investigação nos municípios de Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Jaborandi e Olímpia começou depois que os motoristas lesados procuraram a polícia e denunciaram as irregularidades.

UNIDADE DO DETRAN FECHADA

Por causa da operação da polícia, a unidade do Detran em Colina interrompeu o atendimento na segunda-feira, mas foi normalizado no dia seguinte. A assessoria de imprensa do órgão informou que o atendimento continua normalmente. Jaborandi possui uma seção do Detran que não teve interrupção no atendimento e também segue funcionando normalmente.

Em nota encaminhada à redação, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo informou que: “Sete servidores do órgão foram levados para prestar esclarecimentos, assim como funcionários de autoescolas, durante a operação policial do último dia 19 na região de Barretos. O Detran-SP vem colaborando com a investigação criminal e continuará a prestar todo o apoio necessário. O Departamento de Trânsito reitera seu compromisso com o combate a qualquer tipo de irregularidade. No âmbito administrativo, se comprovadas irregularidades, os servidores responderão a processo administrativo e, ao final, poderão ser exonerados; parceiros como autoescolas, poderão ser descredenciados. Como garante a Constituição, todos terão o direito a ampla defesa”.

A autoridade policial, que preside o inquérito, irá decidir pela permanência ou liberação dos detidos após as declarações coletadas nos depoimentos. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, falsidade ideológica e outros que possam aflorar durante as investigações. 


Postado em 24/06/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57