Tecnificar é o caminho para o crescimento produtivo da agropecuária

Oferecer soluções integradas é um dos objetivos da FEACOOP (Feira de Agronegócios Coopercitrus) que apresentará novidades tecnológicas para todasas culturas agrícolas e para pecuária com o intuito de auxiliar pequenos, médios e grandes produtores a alcançarem produtividade e rentabilidade com sustentabilidade.

Em alguns anos, alimentar o mundo não será uma tarefa fácil. Para atender a demanda crescente de alimentos é necessário que o agropecuarista faça o uso racional do solo, ou seja, produza mais em um mesmo espaço, com culturas diferentes sem prejudicar o meio ambiente. Um grande desafio que está à porta de todos os produtores e, que pode ser alcançado, com o auxílio da tecnologia, da assistência técnica agronômica especializada, incentivo e vantagens comerciais de insumos, máquinas e implementos agrícolas. 

Assim, a Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus), que acontecerá de 31 de julho a 03 de agosto, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, SP), localizada na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384, das 08h às 18h, trará novidades imperdíveis para que os pequenos, médios e grandes agricultores possam alcançar altos níveis de produtividade e rentabilidade com sustentabilidade. “Não perca a oportunidade de visitar a Feacoop, venha conhecer o que existe de mais avançado para a produtividade, eficiência para o agronegócio e rentabilidade”, convida José Roberto Sardelari, diretor de marketing Coopercitrus.

Arena Tecnologia e Sustentabilidade

Ver na prática os benefícios e a precisão das tecnologias é um dos objetivos da Arena de Tecnologia e Sustentabilidade, onde os agricultores verão in locoas ferramentas tecnológicas oferecidas pela Coopercitrus. As apresentações que acontecerão, às 10h e às 14h, em todos os dias na Feira, trarão um verdadeiro show de tecnologia. Tratores que andam sem motorista, projetos de plantio com sistema automático de desligamento de sessão que permite o agricultor desenhar na plantação, drone de pulverização, vant (veículo aéreo não tripulado) utilizado para fazer o mapeamento das áreas de cultivo, pulverização localizada, correção do solo à taxa variável, análise e mapeamento específico de cada ponto do solo na área de cultivo com o Geofert e muito mais, estará à espera na Arena.  “Hoje, com o auxílio da tecnologia é possível otimizar o processo de produção agrícola. É a tecnologia trabalhando no sentido amplo da sustentabilidade”, afirma Fernando Degobbi, diretor financeiro da Coopercitrus.

URT (Unidade de Referência Tecnológica)

Utilizar o solo e os insumos de maneira racional, beneficiando não apenas  a atividade agropecuária, mas incrementando o valor nutricional do solo, ofertando uma segunda opção de renda, são um dos intuitos dos sistemas de consorciamentos, conhecidos como ILP/ILPF (Integração Lavoura Pecuária/Integração Lavoura Pecuária e Floresta). Montada pela Coopercitrus em Parceria com a Embrapa, a Feacoop terá uma área divida em quatro estações, sendo elas: Vitrine Tecnológica com amostra das forrageiras: Braquiária e Colonião; Uso de cerca elétrica; ILP (Integração Lavoura Pecuária), com trincheira para mostra de sistema radicular da Braquiária; ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), com mostra dos componentes florestais: Eucalipto, Mogno e Teka. “Na mesma área, o produtor pode ter vários plantios durante o ano, ou seja, produção de grãos soja, milho ou sorgo, formação de pastagem com forrageiras e, com a adoção do componente florestal, temos a produção de madeira. A implantação do sistema também beneficia a produtividade e qualidade da produção de carne e leite, além de recuperar a fertilidade do solo e trazer benefícios ao meio ambiente”, comenta Antônio Reinaldo Pinto Silva, gerente do departamento de tecnologia agrícola.

Cultivo protegido em Hortifrúti

Para demonstrar as técnicas, vantagens e resultados na adoção de alta tecnologia em cultivo protegido em Hortifrúti, a Feacoop contará com uma Estufa especialmente montada para demonstrar os benefícios da tecnologia. A estufa é um espaço onde os produtores poderão conhecer as técnicas, as possibilidades de financiamento e, principalmente, os resultados de plantar com tecnologia e sustentabilidade.

Casa Modular

Um novo nicho de mercado de construção civil vem crescendo no país, as casas modulares, que já vêm pré-montadas e não necessitam de elementos naturais para serem construídas como madeira, areia, pedra, entre outros. Autossustentáveis, as casas modulares podem ser construídas em poucos dias ou semanas, otimizando a mão de obra e evitando o desperdício de materiais. Pensando em oferecer mais uma opção sustentável aos seus produtores rurais, a Coopercitrus trará para a Feacoop, um modelo de casa modular popular com cerca de 80m², que estará aberta as visitações. No setor agropecuário, as casas modulares podem ser uma opção para a construção de casas de bombas para irrigação, celeiros, entre outros.

 

Energia solar

Novas tecnologias, boas práticas e sustentabilidade são sinônimos desse projeto que a Coopercitrus estará oferecendo na Feacoop, por meio de uma empresa parceira. Ter energia solar em propriedades rurais só traz vantagens na redução de despesas com energia elétrica, além dos benefícios ao meio ambiente.

Facilidades comerciais

Durante a Feacoop, os agricultores contarão com as linhas de crédito oferecidas pelos maiores agentes financeiros, entre eles, a Sicoob Credicitrus, instituição financeira oficial da Feira, além de preços diferenciados, vantagens comerciais. “Elaboramos um planejamento estratégico junto aos nossos fornecedores o qual conseguimos preços e condições especiais e diferenciadas que certamente serão um grande diferencial e atrativo para os nossos cooperados fazerem as suas aquisições de tratores e implementos, dentre outros produtos do completo portfólio da cooperativa”.

Uma modalidade de financiamento que vem se expandido na Coopercitrus, estará disponível na Feacoop. O Barter, ou seja, a troca de grãos como soja, milho e café por produtos e serviços é uma linha vantajosa de financiamento para os pequenos e médios produtores, pois é uma troca programada, com preços negociados e travados que são divididos para o pagamento nas próximas safras, assim, os produtores conseguem adquirir o que precisam, planejadamente. “Na Feacoop viabilizaremos excelentes condições comerciais adequadas para todas as culturas”, comenta o diretor de insumos da Coopercitrus, Jair Guessi.

Realização: Coopercitrus/ Instituição Financeira: Sicoob Credicitrus/ Patrocinadores Master: FMC e Dupont.


Postado em 28/07/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57