Secretário de Turismo afirma que Colina se tornará “Município de Interesse Turístico”

Projeto, que torna Colina “Município de Interesse Turístico”, foi apresentado pelo deputado Vinholi e aguarda aprovação na Assembleia

Prefeito Dieb recepcionou o secretário Laércio Benko e o deputado Marco Vinholi.

“Tenha certeza prefeito Dieb que a Secretaria Estadual de Turismo dará parecer favorável para que Colina se transforme em ‘Município de Interesse Turístico (MIT)’ pelo merecimento da sua história e por todo seu potencial”, essa é a afirmação do secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, durante visita em Colina, um dos quatro municípios interessados na evolução socioeconômica pela atividade turística. O secretário também esteve em Bebedouro, Monte Alto e Serrana.

O secretário e o deputado Marco Vinholi (PSDB), autor do Projeto de Lei nº 620, que torna Colina como “MIT”, foram recepcionados pelo prefeito Dieb/Liliana, vice Campanholi e público presente no auditório da Secretaria de Educação e Cultura na manhã chuvosa de sexta-feira, dia 18. O encontro ainda contou com a participação de vereadores, secretários municipais, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gilberto Gonçalves, secretária Maria Olívia Ali Paro e demais membros; representantes da Associação “Amigos da Estação”, diretores e coordenadores de escolas, servidores, convidados e munícipes.

O prefeito Dieb Taha disse que já foram nomeados os membros do Comtur e que o presidente e secretários estão trabalhando para elaboração do projeto, que será apresentando nos próximos dias para buscar esses importantes recursos para a cidade. “Estamos aguardando para os próximos dias a aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto de lei apresentado pelo deputado, que trará muitos benefícios para Colina”, destacou o prefeito que também agradeceu o secretário e deputado pela atenção e interesse em investirem no município. “Dependemos dos governos estadual e federal para o desenvolvimento de projetos e parcerias, mas é preciso ter caminhos. É o que estamos fazendo e seguiremos em frente”. Ele também citou a reforma feita na Ponte Alice Dias e no prédio da antiga estação, que são cartões postais da cidade.

BREVE RELATO DA HISTÓRIA COLINENSE

Como o tema da reunião foi turismo a professora Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretária de Educação e Cultura, fez um breve relato sobre a história de Colina desde 1903, quando começou a formação do povoado, até os dias atuais. Ao final do discurso ela convidou a primeira-dama Liliana Taha para fazer a entrega do livro “Colina, Capital Nacional do Cavalo”, escrito pela saudosa Syria Drubi, para o secretário. “Colina tem um patrimônio material e imaterial muito grande, relatados nesse livro. Nosso desejo é que estas histórias inspirem as autoridades e principalmente o senhor com programas e recursos que alavanquem todo o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Comtur, juntamente com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Turismo”, destacou Bete.

COMPROMISSO COM COLINA

Na sequência discursou o deputado Marco Vinholi (PSDB), natural de Catanduva e que tem como amigo e assessor o ex-vice-prefeito Ronaldo Daher. Ele destacou que, “durante anos somente os municípios que já eram estâncias turísticas recebiam um dinheiro importante para potencializar as ações de turismo. Através do MIT os municípios com vocação, mas que ainda têm muito a desenvolver no turismo, têm a oportunidade de receber esses recursos para crescimento do setor”. Salientou, “Colina tem grande tradição em torno das questões do interior e principalmente do cavalo. Tive a oportunidade de fazer o projeto de lei para que Colina se torne ‘MIT’. O deputado também informou que, “mesmo nesse momento de dificuldade temos  trabalhado para encaminhar recursos para cá, como a emenda que fiz de uma ambulância que está para chegar, compromisso meu com o prefeito Dieb e com Colina”.

COLINA TAMBÉM PODE SE TORNAR ESTÂNCIA TURÍSTICA

O secretário Láercio Benko, que também é presidente estadual do PHS, foi bastante simpático em seu discurso e em vários momentos fez o público rir. Ele informou que o Estado possui 70 estâncias turísticas que recebem recursos na ordem de 400 milhões de reais por ano.

“O governador Geraldo Alckmin e a Assembleia Legislativa querendo incentivar a meritocracia fizeram um ranqueamento entre essas 70 estâncias e criaram mais 140 ‘Municípios de Interesse Turístico’. Já foram criados por lei 20 e Barretos é um deles. Temos mais 120 vagas”, explicou Benko.

Os novos “MITs” receberão recursos na ordem de R$ 600.000,00 por ano, podendo se transformar em estâncias turísticas. “Colina se tornando ‘MIT’ poderá, a partir de 2019, virar estância turística e estes recursos podem chegar até R$ 2,5 milhões por ano para investimentos em turismo, representando uma saída para o mercado de trabalho para as futuras gerações”.

O secretário sugeriu à secretária de Educação que faça um concurso com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com a pergunta: Qual a melhor marca turística de Colina? O secretário disse que ele, pessoa física, dará um passeio de ônibus até São Paulo para visitação ao Museu do Futebol, Teatro Municipal e Palácio dos Bandeirantes para a classe do aluno vencedor, que será premiado com um final de semana, com mais 3 acompanhantes, em Ilha Bela.

Após a reunião o secretário fez questão de fazer foto com os presentes: Ronaldo Daher, Maria Olívia, deputado Vinholi, vice Campanholi, Dieb/Liliana, Gilberto, Marcelo e José Luiz.

Público presente no evento. 


Postado em 26/08/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57