Terra Roxa será atendida pelo Cartório Eleitoral de Colina

Devido ao rezoneamento, Cartório colinense corria risco de ser extinto diante do reduzido número de eleitores

A 178ª Zona Eleitoral, dá qual Colina e Jaborandi fazem parte, sempre teve dois municípios o que pode mudar até o começo de outubro após apreciação pelo Tribunal Superior Eleitoral de resolução do TRE, divulgada no último dia 15, que extinguiu 32 zonas eleitorais em todo o Estado, inclusive a 203ª que transferiu Terra Roxa para a 178ª Zona Eleitoral que passará a ter três municípios e um número bem maior de eleitores.

A proposta de rezoneamento pode ou não ser aceita pelo TSE e a previsão é que as mudanças sejam implementadas em até 60 dias. O município de Viradouro, que é sede e faz parte da 203ª zona eleitoral juntamente com Terra Roxa, foi remanejado para a 98ª Zona Eleitoral em Pitangueiras.

Em entrevista à reportagem, o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, explicou que a 178ª Zona estava em risco de ser extinta devido ao número de eleitores. “Precisávamos de mais 4 mil eleitores aproximadamente para atender os critérios da resolução e agora vindo um município pra cá ficamos com o cartório aberto. Temos quase 21 mil eleitores em Colina e Jaborandi, vamos receber mais 6.864 de Terra Roxa e passaremos para mais de 25 mil, atendendo o que precisávamos”.

O objetivo da proposta foi reduzir custos para a Justiça Eleitoral. “Isso tem seu lado negativo já que no futuro o eleitor terá que se deslocar mais para chegar na zona eleitoral. A fiscalização das propagandas também pode ser prejudicada devido à distância e número de servidores. Alguns tribunais fizeram estudos e a economia não será tão grande”, explicou Campos Júnior.

POSTO DE ATENDIMENTO

As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento, vinculados às Zonas Eleitorais às quais serão incorporadas. Os cartórios extintos vão continuar, a princípio, no mesmo endereço só que ao invés de Cartório Eleitoral com juiz e promotor respondendo se transformarão em Posto de Atendimento com o serviço restrito ao atendimento ao eleitor.

“Os eleitores de Terra Roxa vão continuar indo a Viradouro, como faziam antes, para qualquer operação no título (alistamento, transferência, 2ª via, revisão, etc). Há previsão que os postos de atendimento permaneçam por dois anos, depois o que vai acontecer depende de novas determinações do TSE. Nesse tempo haverá a implementação da biometria em todo o Estado e se não houver posto de atendimento somos apenas 4 funcionários para receber eleitores de uma cidade inteira”, esclareceu Carlos. Ele ressaltou ainda que, “o cadastramento biométrico é obrigatório em Terra Roxa e aqueles que não fizerem dentro do prazo terão o título cancelado. É preciso ir a Viradouro para fazer a biometria e quando se tornar um posto de atendimento continuará da mesma forma, por enquanto para o eleitor não vai mudar nada, a eleição continuará da mesma forma e tudo mais”.

O número de funcionários do Cartório também permanecerá o mesmo. “Por conta do aumento de eleitores temos direito para requerer mais um funcionário. Vamos avaliar isso com a juíza depois que tudo acontecer”.

Em nota encaminhada aos magistrados e servidores, a presidência do TRE afirmou que, “a norma expedida é o resultado de um árduo e minucioso trabalho, que contou com a colaboração das mais diversas áreas, bem como da valiosa contribuição dos juízes, promotores e servidores das zonas eleitorais, com sugestões, propostas e esclarecimentos que se mostraram fundamentais para minimizar o impacto do rezoneamento, uma vez que, das 112 zonas eleitorais inicialmente afetadas, ao final dos trabalhos, obteve-se o número de 32 a serem extintas”. Também enfatizou o empenho para acarretar o menor prejuízo possível ao eleitor e à execução da eleição.


Postado em 02/09/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57