Políticos e empresas defendem reativação da ferrovia

Reativação da malha ferroviária ganha força entre governo, municípios e empresas.

O agronegócio é uma força propulsora de crescimento e a reativação da malha ferroviária para escoamento da produção agrícola é a locomotiva que está à frente deste objetivo, que foi um dos assuntos do 3º Fórum de Logística de Bebedouro realizado no Sindicato Rural no último dia 31.

O evento, com tema “Impactos da Renovação da Malha Paulista e a Reativação do Ramal Ferroviário”, foi resultado de parceria entre o Governo do Estado e Rumo Logística, concessionária da malha ferroviária paulista.

O encontro atraiu prefeitos, vereadores, empresários, produtores rurais e simpatizantes da ideia. Um grupo de colinenses favoráveis à reativação da ferrovia e membros da Associação “Amigos da Estação” também participaram do evento em Bebedouro, que também foi prestigiado pelos deputados Itamar Borges e Reinaldo Alguz.

O prefeito anfitrião, Fernando Galvão, destacou a localização estratégica, o potencial econômico e o agronegócio como pontos positivos para se retomar o transporte por linha férrea no trecho de 185km entre Pradópolis, Bebedouro e Colômbia.

O diretor do Grupo Tereos-Guarani, Jacyr Costa Filho, citou que a logística é atualmente um dos grandes entraves na região. “É uma opção importante para escoamento da produção, principalmente porque temos perto da região de Barretos um volume grande de produção e a ferrovia será a solução”, frisou.

Para o secretário-chefe da Casa Civil do governo paulista, Samuel Moreira, o ramal ferroviário é altamente lucrativo e viável, sendo muito importante para o crescimento da região. O plano de reativação do ramal e renovação da concessão foram apresentados por Guilherme Penin, diretor da Rumo, que tem planos de investir R$ 5 bilhões, aumentando sua capacidade da linha tronco de 30 milhões de toneladas/ano para 75 milhões de toneladas/ano.

A reativação da malha ferroviária conta com o apoio do governo do Estado, representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, ao lado do prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, que sediou o encontro. Tininho Jr./O Diário 


Postado em 08/09/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57