Universidade Virtual Paulista poderá ter polo em Colina

O diretor da Univesp, Ricardo Bocalon, recebeu pedido do prefeito Dieb e secretária Bete solicitando a implantação da Univesp. Eles estiveram acompanhados do deputado André do Prado.

O prefeito Dieb e a secretária de Educação Bete Neme, acompanhados do deputado estadual André do Prado (PR), foram recebidos no último dia 13 na capital paulista pelo diretor administrativo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Ricardo Bocalon, quando foi apresentada uma solicitação do município para implantação de um polo em Colina.

A Univesp é considerada a quarta universidade pública estadual (as outras são USP, Unicamp e Unesp) e é direcionada para o ensino a distância. Por meio dela, os alunos têm aulas em plataformas digitais e recebem aulas com professores e matrizes curriculares empregados nas demais universidades públicas do Estado.

Os cursos disponibilizados nos polos da Univesp são: Engenharia da computação, engenharia de produção, licenciatura em biologia, licenciaturas em física, licenciatura em matemática, licenciatura em química e pedagogia. Como contrapartida para o convênio com o Governo do Estado, a cidade que pleiteia um polo da instituição precisa oferecer um espaço com infraestrutura propícia para aulas, 50 computadores e um professor da rede municipal que será treinado para ser o coordenador do local. A instituição de educação superior está sob gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, comandada pelo vice-governador Márcio França.

O prefeito Dieb ressaltou: “a implantação da Univesp é um grande investimento no setor educacional, possibilitando aos colinenses acesso à educação de qualidade e consequentemente um futuro melhor aos nossos profissionais”. Dieb também agradeceu o apoio do deputado André do Prado e a receptividade amigável do diretor da instituição, Ricardo Bocalon.

A secretária de Educação informou que neste primeiro contato foram passadas todas as informações necessárias e os requisitos básicos para pleitear um polo para Colina. Esclareceu que a instituição realiza um chamamento das cidades candidatas no início do próximo mês, quando os municípios terão uma semana para fazer a inscrição.

Segundo a direção da Univesp, a relação das cidades contempladas deve ser divulgada até meados de outubro para que o vestibular ocorra até dezembro. Os interessados em estudar na instituição precisam passar por vestibulares, a exemplo do que ocorre nas demais universidades estaduais. São dois por ano. Os candidatos aprovados e matriculados precisam comparecer a cada 15 dias, durante o primeiro ano, ao polo que escolhe o local de estudo para realizar avaliações e atividades supervisionadas por tutores. No segundo, a ida deve ser mensal. A partir do terceiro, as atividades serão apenas online – sem necessidade de ir à unidade, exceto em casos de provas.

MAIS PEDIDOS

A comitiva colinense em São Paulo, também composta pelos secretários Luciano Spechoto (Obras) e Renê Souza (Agricultura), visitou as secretarias estaduais para reivindicar melhorias para o município.


Postado em 23/09/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57