Prefeitura retoma construção de creches com novas licitações

Depois de sucessivas paralisações por conta da construtora a creche da Vila Hípica, iniciada em 2014, deve ser concluída em breve.

A construtora Sudano Ltda., de Monte Alto, foi a vencedora da licitação para a construção das duas creches municipais em Colina no ano de 2014, na administração passada.

A unidade do CDHU 2 foi iniciada em abril de 2014 e a da Vila Hípica em setembro do mesmo ano. Conforme convênio as obras tinham prazo de execução de 6 meses, mas esse cronograma ficou muito longe de ser conseguido. Passados cerca de três anos do início das obras as creches encontram-se abandonadas e inacabadas há tempos.

PROVIDÊNCIAS

Assim que assumiu o Executivo, em janeiro deste ano, o prefeito Dieb determinou a rescisão do contrato entre a prefeitura e a construtora. A verba para a construção das creches é do Governo Estadual, por meio do Fundo de Desenvolvimento para a Educação – FDE. O processo licitatório é realizado pelo município e o pagamento é liberado à empresa conforme medição dos serviços, que são vistoriados pelos técnicos do FDE.

“A construtora não cumpriu o cronograma, fez várias interrupções e por fim abandonou a obra. Diante dos fatos notificamos a construtora, conforme determina o contrato e de acordo com orientação dos técnicos do FDE nosso departamento jurídico e demais secretarias envolvidas (Obras e Educação) tomaram a decisão de rescindir o contrato”, explicou o prefeito. Segundo ele foi necessário um longo período para atender os trâmites burocráticos.

OBRAS SERÃO CONCLUÍDAS

O cancelamento do contrato só foi efetivado no mês passado e então, também com orientação do FDE, teve início a elaboração da nova licitação. Amanhã, dia 6, será aberta a licitação para conclusão da creche da Vila Hípica. O valor das obras remanescentes está estimado em 491 mil reais. Várias empresas retiraram o edital e já vistoriaram a obra. Quando da assinatura do convênio para construção da creche o valor orçado foi de R$ 1.352.844,27.

Já a creche do CDHU 2, iniciada em abril de 2014, está em fase mais adiantada. Segundo o secretário de Obras, Luciano Spechoto, cerca de 85% da obra foi realizada. Ele disse que na próxima semana deve ser publicado o aviso de licitação.

A secretaria de Educação informou que cada unidade tem capacidade para atender 130 crianças, de zero a 5 anos. O prefeito ressaltou que, “a conclusão das obras é de fundamental importância para proporcionar um melhor atendimento às mães que residem nestes bairros e adjacências”.

MAIS CRECHE

Também se encontra em construção a creche da Cohab 3 por meio de convênio federal junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação.

A obra, que é executada pela empresa colinense J.A. Construção, não chegou a ser paralisada, mas teve uma redução do ritmo já que o Governo Federal não realizava o pagamento à empresa desde novembro de 2016.

“Depois de várias idas e vindas ao Ministério da Educação/FNDE, em Brasília, conseguimos a reativação do pagamento. Com isso a obra volta ao ritmo normal e esperamos cumprir o cronograma de entrega previsto para janeiro de 2018”, explicou o prefeito.

Creche do CDHU 2 aguarda nova licitação para ser concluída.

Creche da Cohab 3 retoma o ritmo normal das obras após liberação de recursos pelo FNDE. 


Postado em 07/10/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57