Aos 123 anos e com mais de 13 mil sepultamentos, cemitério não tem mais espaço para novos túmulos

Prefeitura já deu início à licitação para aumentar área

Segundo levantamento da administração do cemitério, o túmulo de João Francisco Junqueira Franco é o mais antigo e data de junho de 1894.

Durante seus 123 anos de vida o Cemitério Municipal (veja box ao lado)  passou por mudanças e algumas ampliações para atender a demanda. No entanto, o espaço físico encontra-se novamente saturado e atualmente não existe local para novos túmulos.

ESPAÇO ESGOTADO

“As pessoas que morrem e não possuem túmulo são enterradas nos jazigos populares, pois o cemitério não tem túmulo para vender já que o espaço físico está esgotado. Até agora não tivemos problemas porque todas as pessoas que morreram têm túmulo”, revelou o administrador Eugênio José Borges Donini.

Ele ressaltou, “não tivemos caso de famílias ou amigos que emprestaram o jazigo para outras pessoas por falta de túmulo, mas isso pode acontecer. Com a ampliação vamos desafogar o déficit de jazigos particulares”.

A prefeitura já limpou a área em frente ao cemitério (paralelo a Rua 7 de Setembro) onde será executada a ampliação por empresa contratada por meio de licitação, que está em andamento. “As pessoas enterradas nas sepulturas populares, que queiram adquirir um jazigo particular, terão preferência na aquisição quando a ampliação estiver concluída”, esclareceu Donini.

DIA DE FINADOS

O Cemitério se prepara para o Dia de Finados na próxima quinta-feira, 2, quando atrai um grande número de visitantes da cidade e região. A administração já intensificou os serviços de limpeza com a pintura dos muros e guias que já deram um novo visual ao local.

Outro cuidado são as regras adotadas para a reforma, pintura e limpeza de túmulos que devem ser respeitadas pelos familiares. As reformas serão permitidas até neste domingo, dia 29. As pequenas reformas poderão ser feitas até o dia 31 e as limpezas até na véspera do feriado.

A administração recomenda muito cuidado no manuseio de vasos e adornos dos túmulos quando das reformas, pinturas e limpeza para que não ocorra acidentes com escorpiões já que o local tem incidência deste artrópode devido a proliferação de baratas, fonte de alimento do escorpião.  Também orienta para que os vasos não sejam deixados com água para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A direção solicita ainda para que as pessoas que visitarem o cemitério na véspera ou durante o feriado procurem a secretaria para efetuar o recadastramento dos túmulos iniciado há algum tempo. Das 2.337 sepulturas existentes 2.185 já foram recadastradas, faltando apenas 152 túmulos.

Como em todos os anos a missa em intenção das almas, que atrai um grande número de participantes, será realizada no período da manhã na capela do cemitério. A prefeitura vai instalar tendas para abrigar os fiéis do sol.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O Cemitério Municipal existe há 123 anos, tempo bem maior que a emancipação política da cidade que neste ano completou 91 anos de vida independente. O primeiro sepultamento que se tem notícia aconteceu ainda no século XIX, mas precisamente em junho de 1894 quando João Francisco Junqueira Franco foi enterrado no local. O túmulo ainda existe e comprova que o cemitério surgiu quando Colina ainda estava sendo desbravada pelos colonizadores.

Quando aconteceu a emancipação política do município em 1926 os registros dos óbitos que eram feitos em Barretos foram transferidos para Colina, que ficou responsável por este serviço. Muitas informações se perderam ou não há como saber se todos os óbitos ocorridos antes da emancipação eram realmente registrados.

O que se sabe é que desde o 1º sepultamento em 1894 até 2016 foram sepultados no cemitério 12.943 pessoas. Esse número, somado aos 144 óbitos ocorridos até terça-feira, dia 25, aumenta para 13.087 o número de sepultamentos realizados no local. O mês de 2017 com o maior número de mortes foi julho com 22 ocorrências.

Área em frente ao Cemitério que será anexada ao local para atender a procura por novos túmulos.

O Cemitério Municipal registra 13.087 sepultamentos em suas 2.337 sepulturas. O local recebe visitantes da cidade e região na próxima quinta-feira, Dia de Finados. 


Postado em 28/10/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57