“Vizinhança Solidária” é a comunidade ajudando a polícia

A Polícia Militar realizou na noite de terça-feira, dia 7, no auditório da Secretaria de Educação, a primeira reunião do programa “Vizinhança Solidária” que tem por objetivo expandir a vigilância nos bairros com a ajuda dos moradores.

“Não temos condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, precisamos dos olhos da comunidade”, disse o Capitão da 4ª Cia. em Guaíra, André Luiz Hannickel (foto), que falou aos participantes do 1º grupo de WhatsApp criado na área central. A reunião também teve a participação do Sargento Éder Ferreira da Silva, comandante do Grupamento em Colina.

“Com a queda do investimento do governo federal em segurança, o efetivo defasado e uma série de fatores não há como a polícia fazer frente à demanda. Por isso foram criados mecanismos para melhorar a segurança, sendo que o programa é um deles”, explicou o capitão. Ele também deu dicas de segurança e explicou a importância do grupo manter o foco.  

“Temos que mudar o comportamento na percepção de risco para que as coisas não aconteçam e também melhorar a vulnerabilidade, que é uma das motivações para a prática do crime que precisa também do infrator motivado e da vítima oportuna”. Ele contou a experiência de Guaíra com o programa que tem dado muito certo. “Nos 20 bairros onde foi implantado houve a redução significativa dos índices de criminalidade”.

Ele também orientou que os grupos sejam multiplicados e que cada bairro tenha o seu. “Formado o grupo é preciso definir o tutor que terá contato direto com o comandante do grupamento para que a viatura seja deslocada o mais rápido possível. O policiamento preventivo e mais eficiente trará benefícios para todos e como consequência a aproximação da vizinhança”.

O primeiro grupo criado em Colina é da área central e as pessoas que são de outros bairros e fazem parte deste grupo estão sendo orientadas a montar o grupo do próprio bairro. Quem ainda não faz parte do grupo e quiser implantar o programa no seu bairro é só entrar em contato com o sargento Éder, que  se colocou à disposição da comunidade.

Sargento Eder e Capitão Hannickel na 1ª reunião sobre o programa.


Postado em 11/11/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57