EJA volta a ser oferecido depois de 7 anos desativado

Adultos têm a chance de retomar e concluir estudos em prazo abreviado

A secretaria da Escola Municipal “Cel. José Venâncio Dias” já está recebendo as matrículas para o EJA que recomeça em 2018.

A partir do ano que vem adultos e também jovens poderão cursar o EJA – Educação de Jovens e Adultos, também conhecido como Supletivo, que volta a ser oferecido pelo município por iniciativa do prefeito Dieb Taha, que inclui a retomada da modalidade de ensino em seu plano de governo.

O EJA foi oferecido na Rede Municipal até 2010 para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A modalidade dá oportunidade a todas as pessoas que no tempo regular não tiveram acesso à escola ou não conseguiram concluir as etapas de estudo na idade adequada, permitindo fazê-lo em tempo abreviado e de acordo com as condições de vida e trabalho.

“A partir de 2011 os alunos passaram a ser transportados para Barretos”, informou a secretária designada Bete Neme que explicou também, “o público alvo do EJA geralmente tem que conciliar escola, família, trabalho, entre outras dificuldades o que muitas vezes leva a desistência, caracterizando a evasão escolar que se constituiu em um fator negativo ao aluno, à escola e à administração pública”.

O EJA funcionou na EMEF “Antonio Daher” – Cohab 2 (da fundação da escola em 1991 até 2007), na EMEF “Ananias do Nascimento” – Nosso Teto (2005 a 2007) e por último na EMEF “Cel. José Venâncio Dias” (2008 a 2010).

A EE “Prof. Darcy Silveira Vaz” também ofereceu a modalidade de ensino que do 1º ao 5º anos é responsabilidade do município. A partir dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio foi ministrado na Escola Darcy e também na “Lamounier de Andrade”, quando esta ainda pertencia à rede estadual.

INCENTIVO E OPORTUNIDADE

“Entendemos que o EJA é uma forma de capacitar as pessoas que por inúmeros motivos, inclusive contrários a sua vontade, deixaram de estudar. Reativamos o programa que já havíamos inserido em nossa gestão anterior, pois consideramos a educação uma prioridade. É preciso dar oportunidade para estas pessoas já que muitos deixam de fazer em outras cidades por conta da viagem que se torna cansativa depois de um longo dia de trabalho. Portanto, será implantado na Escola Venâncio e desta forma estaremos incentivando os adultos a retomarem seus estudos”, declarou o prefeito Dieb.

O município ofertará a modalidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, antes oferecido na escola estadual, a prefeitura continuará realizando o transporte gratuito. “A grande maioria dos jovens e adultos vem optando pelo EJA semipresencial, oferecido no CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos ‘Prof. Hernani Nobre’, em Bebedouro. Trata-se de uma nova possibilidade de desenvolvimento de suplência de estudos por meio do uso de ferramentas que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, explicou Bete. 

Os interessados em cursar o EJA, a partir da faixa etária de 15 anos, no ano que vem devem procurar a secretaria da EMEF “Cel. José Venâncio Dias” onde as aulas serão realizadas no período noturno, mediante a apresentação do RG, foto 3 x 4, comprovante de residência e declaração de escolaridade se o candidato tiver.

Prefeitura retoma educação para adultos a partir do ano que vem. Reprodução


Postado em 25/11/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57