Augusto Cury dá nome à sala de leitura na “Darcy”

EMEF “Lamounier de Andrade” será Polo da conceituada universidade pública estadual a distância.

Em homenagem ao escritor Augusto Cury, a EE “Prof. Darcy Silveira Vaz” deu seu nome à sala de leitura da escola. A nomeação oficial aconteceu na noite do último dia 30. O escritor se tornou conhecido no Brasil e no mundo com seus livros, já publicados em mais de 70 países. Augusto também é parceiro da “Darcy” desde 2004 com o projeto “Escola da Vida”.

A inauguração foi uma das atrações do 1º Sarau Literário da escola, que teve declamações, teatro, exibição de vídeos, apresentações de dança e música todas produzidas e executadas pelos alunos.

O escritor, que não pode estar presente devido a compromissos profissionais, foi representado pelo sobrinho Rafael Cury e enviou uma mensagem exibida aos alunos falando sobre a alegria de ser homenageado na terra que nasceu e cresceu, destacando a escola pública que tem professores incríveis e que é através dos livros que podemos viajar para todos os lugares do mundo.

A idealização do Sarau, que teve a participação de todos os alunos, foi da professora Maria Valéria Paro Bizare e as apresentações foram ensaiadas e preparadas pela prof.ª Fidah Ramadan Sammour, que é responsável pela Sala de Leitura. A exposição teve parceria das professoras Renata Lacerda e Ivana Berci.

A exposição montada no corredor da escola, que conduz ao pátio onde grande parte do sarau foi realizado, deu destaque à poesia e prosa no Brasil nos séculos XIX e XX e à Literatura Contemporânea com os autores, poemas e reflexões, produções artísticas, movimentos de vanguarda, entre outros mundialmente conhecidos.

Além de encenarem o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, os alunos da 1ª série A também foram responsáveis pelas instalações poéticas “Subversiva” (Ferreira Gullar) e “O Motivo da Rosa” (Cecília Meireles). Os estudantes da escola também declamaram poesias de vários escritores. Houve a exibição de vídeos produzidos pelos estudantes por ocasião de seminários, participação em concursos e projetos. A aluna Kelly Santos (2º C) fez a exibição de dança e a Banda Hórus, também composta por estudantes da escola, realizou a apresentação musical.

“Todas as etapas de preparação do Sarau  tiveram a participação e o envolvimento dos professores e funcionários, inclusive da equipe gestora composta pela diretora Ana Maria Piai, vice-diretor Edson Bistaffa e coordenadora pedagógica Márcia Pardal Bernardes”, destacou a direção da escola que agradeceu a participação da supervisora de ensino Eni Pontes Alonso, secretária Elizabete Neme, representantes da Diretoria de Ensino, Luzia Aparecida Marques e Fernando Brito Costa Dias.

O evento foi subsidiado pelo Programa do Ensino Médio (PROEMI), Prefeitura e comércio local. Os alunos que mais se empenharam receberam como brinde uma obra doada pelo escritor homenageado.

Rafael Cury, representando o tio, participa do descerramento da placa da Sala de Leitura juntamente com diretores, professores e convidados na Escola “Darcy”.


Postado em 09/12/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57