Você conhece o Museu da sua cidade?  

A história é o maior legado de um povo porque é através do alicerce do passado que edificamos o presente e projetamos o futuro. Os fatos e personagens que escreveram os primeiros capítulos da saga colinense devem ser conhecidos por todos que nasceram ou vivem nesta terra.

A história começou a ser escrita bem antes da emancipação política que aconteceu no mesmo dia da morte de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, por isso na data do aniversário de Colina também é feriado nacional.

O acesso à história pode ser feito de muitas maneiras, mas o acervo do Museu Municipal retrata por meio das fotos e objetos esse passado de forma real e tangível. O registro do conteúdo histórico está perpetuado neste lugar que tem a magia de nos transportar ao tempo em que Colina era apenas um povoado, que viu o progresso acelerar com a chegada do trem.

É no prédio que por longos anos abrigou a estação ferroviária que está o Museu Municipal, que tem recebido muito mais visitantes após a reforma e ampliação que transformaram o local. O acervo também foi recuperado e aumentado, o que enriquece ainda mais o passado. Diante desta explanação esquecemos de te perguntar: você conhece o Museu da sua cidade? O museu estará aberto para visitação neste sábado das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Prédio histórico da estação ferroviária que abriga o museu.

 

Cadeira de rodas, porta chapéu, relógio de parede, objetos e aparelhos utilizados pelos médicos que trabalhavam na Maternidade Alice Dias, uma das relíquias em exposição.

 

Também estão em exposição os indumentos militares dos ex-combatentes que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932 e da 2ª Guerra Mundial.

Desnatadeira do ano de 1936 usada para fazer manteiga em grande quantidade e caldeirão de ferro usado pelos escravos para cozinhar alimentos nas senzalas.

Lavatório que pertenceu à Fazenda da Onça, uma das peças que compõem o acervo.

A galeria de fotos de todos os prefeitos faz parte do trabalho de restauração executado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O museu foi reaberto à visitação em outubro no ano passado após a reforma e a readequação.


Postado em 20/04/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57