Dia 9 é o prazo final para tirar o título de eleitor

CAPA - O jovem que deseja votar nas próximas eleições deve se apressar e procurar pelo Cartório Eleitoral até, no máximo, dia 9 para requerer seu título de eleitor.

O jovem que completar 16 anos até 7 de outubro (1º turno das eleições) poderá votar desde que solicite o seu título até a próxima segunda quarta-feira, dia 9. Neste período também podem ser feitas as regularizações para aqueles que deixaram de votar nas três últimas eleições, nem fizeram a justificativa e tiveram o título cancelado.

Dia 9 é o prazo final para requerer o título eleitoral. 

Para votar nas eleições de 2018 o futuro eleitor tem que requerer o título até o próximo dia 9. Este é o prazo final para tirar o novo documento e também para transferência do domicílio eleitoral e regularização da inscrição para os eleitores que estivem com o título cancelado, por ausência às urnas e falta de justificativa nos últimos 3 turnos das eleições de 2014 e 2016. Este ano a Justiça Eleitoral também conta com a tecnologia para agilizar os serviços nos Cartórios.

O chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, informou que “o jovem que completar 16 anos até 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições ou aquele com idade superior, que ainda não tem o documento, poderá votar desde que solicite o título até o dia 9 de maio. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade”, explicou Campos Júnior. Ele também informou que neste mesmo período devem ser feitas as regularizações dos títulos daqueles eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência. O eleitor estará impedido de votar quando tiver o título suspenso ou cancelado por deixar de votar em três turnos consecutivos.

O Cartório já está funcionando em horário ampliado das 9 às 18h e também no final de semana, das 9 às 17h. Nos dias 7, 8 e 9 o atendimento será feito sem agendamento prévio pela internet.

O cadastramento biométrico ainda não é obrigatório em Colina e em Jaborandi. Logo, o eleitor que não fizer sua biometria neste ano, poderá votar normalmente nas próximas eleições. Assim, o prazo de 9 de maio é apenas para a realização de alistamento, transferência e regularização dos títulos cancelados.

A participação nas eleições é facultativa para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para todos os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

Os eleitores devem agendar o atendimento pela internet (www.tre-sp.jus.br) e comparecer na data marcada com o título (se tiver), RG, CPF, comprovante de residência e certificado de regularidade do serviço militar (para alistamento de homens a partir dos 18 anos).

Além do cartório, o eleitor também pode consultar a situação do título no site do TSE, na opção serviços ao eleitor.  Para fazer a verificação online, é preciso informar o número do título de eleitor ou dados pessoais como o nome completo e data de nascimento.

TÍTULO DIGITAL

O e-título, versão digital do título de eleitor, é uma das principais novidades para as eleições 2018. O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS e pode ser apresentado por eleitores no momento da votação. O documento digital terá a foto, no entanto, apenas dos eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico. Os demais eleitores podem baixar o aplicativo em seus smartphones, mas ainda terão de apresentar um documento de identidade oficialcom foto no dia da eleição.


Postado em 05/05/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:972
Ontem:2.867
Total:3.839
Recorde:2.867
Em - 15/11/18