A procura pela edição nº 1 de “O COLLINENSE”

No ano em que se comemora o CENTENÁRIO do Jornal O COLINENSE, fundado em 18 de Agosto de 1918, a reportagem deflagra uma campanha em busca da edição nº 1.

“Heitor Bombig e eu adquirimos o jornal em 1989 e nos foi repassada coleções encadernadas de alguns anos anteriores. O editor anterior, o barretense José Paulo Lombardi nos forneceu algumas coleções da época em que esteve à frente do semanário, ou seja, da década de 80. Portanto, não dispomos das edições anteriores e gostaríamos muito de encontrar o primeiro jornal veiculado no dia 18 de agosto de 1918”, destacou o atual diretor/proprietário João Roberto Felici.

A campanha em busca da edição número UM também será lançada nas redes sociais e nos jornais da região, principalmente Barretos, de onde, segundo consta, teria vindo o editor de “O COLINENSE”.

Relatos de pessoas mais idosas dão conta que o fundador era filho de um editor de jornal em Barretos e que teria vindo trabalhar na Fazenda São José dos Macacos, uma grande colônia e entroncamento de várias fazendas. Devido a experiência familiar ele teria fundado o Jornal “O COLINENSE” por acreditar que o ora distrito de Barretos merecia ter um jornal para registrar a sua história e também promover os ideais de emancipação político-administrativa. Lembrando que isto são relatos e carecem de apuração. Para tanto a reportagem está à procura de todas as informações sobre esta história que surgiu há quase 100 anos.

A redação pede a colaboração de todos os colinenses residentes aqui e em outras cidades para nos auxiliarem nesta empreitada: “a procura da EDIÇÃO Nº 1 DE O COLINENSE”.

Também estamos catalogando outras edições antigas do jornal. Quem dispuser e puder doar é só entrar em contato pelo fone 3341-1180, email: ocolinense@gmail.comou facebook felici o colinense

Reprodução de capas de algumas edições de “O COLLINENSE” dos anos de 1931 e 32. Exemplares avulsos doados à redação.


Postado em 12/05/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:9.476
Ontem:2.867
Total:12.343
Recorde:9.476
Em - 16/11/18