Delegada faz balanço do 1º ano à frente da Polícia Civil

Em abril completou um ano que a delegada Denise Vichiato Polizelli está à frente da Polícia Civil em Colina, a primeira unidade que assumiu ao sair da academia. Nesse período o número de ocorrências registradas, em relação ao período anterior, permaneceu quase estável.

“Vários casos apresentaram dificuldades e desafios, sendo que em alguns deles foi possível obter êxito na coleta de provas suficientes para a prisão e condenação dos envolvidos. Sendo nova no trabalho, se fez necessário apoio do meu superior, o Delegado Seccional e também de toda a equipe de escrivães e investigadores que, tendo mais tempo de polícia, agregaram com a experiência e conhecimento, inclusive sobre a realidade local”, destacou a delegada que acrescentou: “todos foram muito generosos e com o trabalho em equipe foi possível diminuir o número de inquéritos, termos circunstanciados e a quantidade de ocorrências de tráficos. Logramos êxito na obtenção e cumprimento de mandados de prisão, em especial relativos a roubos”.

De acordo com determinação da Secretaria de Segurança Pública, a delegada não pode divulgar o número de ocorrências, mas destacou que no último trimestre de 2017 a Unidade Policial em Colina foi contemplada com recebimento de bônus por produtividade, indicando mais porcentagem de esclarecimentos de crimes do que a média.

DÉFICIT DE POLICIAIS

Quando assumiu havia dois policiais a mais do que o quadro atual. “O investigador Luciano foi transferido para Barretos e sua vaga permanece em aberto. O posto ocupado pela agente de telecomunicações Luciana que se aposentou está sendo ocupado por uma funcionária pública, cedida pela prefeitura. O escrivão Paulo logo se aposentará, tendo em vista que já realizou seu pedido”, esclareceu dra. Denise. 

O maior número de policiais são carcereiros, 10 no total, que se revezam permanentemente na cadeia pública de Colina que como é transitória recebe presos de toda a seccional de Barretos, totalizando 11 cidades. Atualmente a delegacia conta com seis policiais, contando com a delegada e a servidora.

As vagas abertas para ingresso na Polícia Civil também foi um dos assuntos abordados na entrevista. Sabe-se que é aguardada a vinda de um investigador para Colina, mas a designação ainda não foi publicada.  “Segundo dados oficiais, publicados em 31 de março deste ano, o déficit atual da Polícia Civil é de 12.274 postos. Acreditamos que para tentar diminuir essa defasagem foram abertos, recentemente, concursos para várias carreiras, sendo que algumas ainda estão com inscrições abertas no site da Vunesp”.

TRÁFICO AFETA OUTRAS OCORRÊNCIAS

Sobre o tráfico a delegada esclareceu que a atuação da Polícia não se restringe somente a este tipo de crime, porém tendo em vista o forte efeito danoso da droga na sociedade é um dos alvos do trabalho. “O ataque ao tráfico de drogas afeta diretamente o número de ocorrências patrimoniais na cidade. De fevereiro de 2017 a fevereiro deste ano foram apreendidos 6.663,09 kg de drogas, sem falar em outros itens relativos ao tráfico, como dinheiro, veículos, celulares, etc”.

INQUÉRITO SOBRE ATROPELAMENTO ESTÁ NO FÓRUM

Sobre o caso do atropelamento do adolescente Luiz Fernando da Silva Ferreira dos Santos, de 15 anos, ocorrido na virada do ano, a delegada explicou que após a realização de todas as perícias possíveis e diversas consultas sobre a possibilidade de realização de outras perícias, investigações, verificação do local, entre outras diligências, o inquérito policial foi concluído e remetido para o Fórum. “Agora é a vez do Promotor de Justiça avaliar se irá oferecer denúncia contra o condutor e se ela será aceita pela juíza, dando início ao processo criminal contra o indiciado”, concluiu a delegada Denise.

Delegada Denise e o Sargento Éder. O bom relacionamento com a Polícia Militar é um dos fatores positivos na solução dos problemas no município.


Postado em 19/05/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:9.051
Ontem:19.369
Total:34.607
Recorde:19.369
Em - 12/12/18