Prefeitura vai realizar a 1ª Feira do Livro em agosto

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com total apoio da prefeitura, vai realizar a 1ª Feira do Livro de Colina de 7 a 10 de agosto na praça matriz. Segundo a secretária de Educação designada, Elizabete Milani Neme, “a Feira tem entre seus principais objetivos fomentar nos alunos e na população o gosto pela leitura. O tema da Feira – (Re)Vivendo a nossa história – escolhido democraticamente entre as escolas, pretende ainda retratar o potencial literário dos escritores locais e evidenciar o orgulho colinense pela contribuição deles a nossa história, bem como a divulgação de Colina no cenário literário nacional e internacional”.

Esta primeira edição terá como patrono o médico psiquiatra e escritor colinense Dr. Augusto Cury, publicado em mais de 70 países e com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil. Ele fará a abertura do evento. “Além de prestar merecida homenagem a Dr. Augusto, a feira pretende reverenciar também outros escritores em destaque, colinenses natos ou de coração: Syria Droubi, Hussein Abdalla, Inah Cabral Paro, Maria Luiza Toledo Guarnieri, Hugo Tristão, Gabriel Souza Santos (in memorian), Nicola Gonçalves, Vitor Henrique Paro, Pe. Thiago Faccini Paro, Mário Henrique F. Buzzulini, Madalena Brássica, Maria Cecília Paro, Renato Prado Guimarães, José Jorge Cury Filho, Flávio Dutra de Resende, Gustavo Rezende Siqueira e Ivanna Moraes de Oliveira”, informou a secretaria.

A programação da Feira está sendo desenvolvida com a contribuição das escolas Municipais, Estadual, Particulares e Filantrópica, por meio do envolvimento dos professores e alunos que participarão de contação de histórias, danças, saraus, declamações e teatros.

ESCOLAS VÃO GANHAR CHEQUE-LIVRO

Todas essas escolas terão estandes de exposição dos seus trabalhos pedagógicos. A Biblioteca Municipal terá no seu estande um ponto de troca de livros onde os visitantes poderão doar um livro e ganhar outro.

Toda a infraestrutura necessária para a realização da Feira do Livro será providenciada pela prefeitura, inclusive com a doação de um cheque-livro no valor de R$ 2.000,00 para as 13 escolas municipais para aquisição de acervo literário para as suas salas de leitura. Já os alunos da Rede Municipal das etapas de Ensino Pré-escolar ao Médio receberão um cheque-livro de R$ 10,00 para adquirir, diretamente das livrarias e livreiros presentes na feira, os títulos de seu interesse, conforme Lei Municipal nº 266, aprovada em 18 de abril de 2018 pela Câmara.

No “Espaço Ateliê de Ideias” escritores colinenses e convidados poderão contar e recontar suas histórias e recordações, distribuir autógrafos e discorrer sobre a carreira e inspirações, num bate-papo agradável e descontraído sobre a sua produção cultural.

Várias oficinas culturais e literárias serão desenvolvidas com a contribuição especial do cartunista Julinho Sertão e dos escritores Toni Brandão e Costa Senna que falarão em palestra para os alunos sobre as suas obras e atividades.

Também será lançado, com o apoio cultural da Prefeitura de Colina, o livro “Vou-me embora pra Colina”, do jornalista e escritor colinense Renato Prado Guimarães, que após exercer por um longo tempo a diplomacia na Embaixada do Brasil na Alemanha, há alguns anos retornou à sua terra natal para viver e conviver aqui. Renato Prado Guimarães é neto de Urbano Prado, ex-proprietário da Pharmácia Santa Izabel e segundo Prefeito de Colina na década de 30.

CENTENÁRIO EM DESTAQUE

Outro destaque será o estande deste semanário que estará contando a trajetória dos 100 anos do Jornal “O COLINENSE”.

A Feira contará também com a parceria do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e Associação dos Amigos da Estação e da Memória Ferroviária  que serão responsáveis por organizar a praça de alimentação durante o evento.

“Acreditamos na importância da leitura que gera conhecimento e transforma pessoas. A realização da 1ª Feira do Livro é motivo de orgulho para todos nós. Agradeço a gentileza do conceituado médico e escritor dr. Augusto Cury em ser patrono deste evento literário, que surge para reconhecer e homenagear colinenses de talento bem como incentivar e promover a cultura”, destacou o prefeito Dieb.

Cartaz de divulgação do evento.


Postado em 07/07/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permissão negada in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57