Paróquia prepara grande festa para comemoração do centenário

CAPA - No dia 30 de julho a população será despertada às 6 horas da manhã com uma bela alvorada realizada pela Fanfarra Municipal e, em seguida, terá queima de fogos, badaladas dos sinos e café da manhã comunitário. Estas e outras atrações fazem parte da programação festiva em comemoração ao centenário da Paróquia São José que, por força de lei municipal, será feriado.

Livreto sobre o centenário distribuído entre as 21 comunidades que formam a paróquia.

 

Uma grande festa vai comemorar os 100 anos da Paróquia São José. O 4º e último encontro para a realização dos festejos foi realizado ontem e definiu os detalhes finais das festividades que é realizada para toda comunidade.

A programação do centenário de jequitibá começa alguns dias antes de segunda-feira, 30 de julho, data do centenário. No dia 25 a missa em louvor a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, como sempre será realizada na escola da Cohab 1, mas a bênção desta vez acontece em frente à igreja matriz para onde os veículos seguem em carreata. No dia 26 tem a bênção dos avós, no dia seguinte a unção dos enfermos e no dia 28 o foco das celebrações serão as famílias. No domingo (29), véspera do centenário, haverá a bênção dos jovens.

A data do centenário será especial começando pelo fato que no dia 30 de julho (segunda-feira) será feriado municipal. O feriado de Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, foi antecipado somente neste ano para que toda comunidade participe das festividades. A FAMCOL – Fanfarra Municipal de Colina realiza a alvorada às 6h que ainda terá queima de fogos, badaladas dos sinos e café da manhã comunitário. Na sequência, às 10h, tem passeio ciclístico organizado pelo grupo de jovens com saída da matriz. A noite, às 19h, acontece a missa solene de celebração eucarística com a participação do bispo diocesano D. Milton Kenan Júnior, padres da Diocese de Barretos, seminaristas e toda a comunidade. Como no interior da igreja os lugares são limitados, a missa será campal em frente à igreja matriz

CENTENÁRIO TRIPLO

Na missa também serão celebrados mais dois centenários: do Jornal “O COLINENSE”, fundado em 18/08/1918 e que há um século registra a história da cidade; e o centenário do Distrito de Colina.  Em fevereiro de 1917 os líderes locais, que pertenciam ao Partido Republicano Paulista (PRP), conseguiram a aprovação da Lei Estadual nº 1.572, em São Paulo, promovendo o arraial de Colina à categoria de Distrito, instalado em 19 de abril de 1918. A instalação oficial do município ocorreu em 21 de abril de 1926 com a posse do primeiro prefeito Antônio Junqueira Franco “Nico”.

PADRES E SEMINARISTAS CONVIDADOS

Também foram convidados para as celebrações os padres que exerceram o ministério em Colina. Dos 19 que passaram pela Paróquia 3 estão vivos: José Figuls (Bebedouro) e Monsenhor Antônio Santcliments Torras (Olímpia) que estão doentes e por último o padre Luiz Carlos Martelo (Palestina), que já confirmou presença. Os três padres colinenses Carlos Barbosa (Embaúba), Thiago Faccini Paro (São Paulo) e Luiz Paulo Soares (Barretos) que foram ordenados aqui serão homenageados. A paróquia também aguarda a confirmação da freira colinense Júlia Pessin, que pertence a Congregação das Irmãs Dominicanas em Teresina-Piauí.

Padre Santana assumiu a Paróquia São José em 1982 e há 36 anos está à frente dos fiéis como líder religioso e conselheiro. “É uma alegria muito grande ser o padre que há mais tempo está à frente da Comunidade Paroquial de Colina. Não vivo para mim, mas cumprindo a missão que Deus me deu de trabalhar em prol das pessoas e realizando a sua obra. Os espinhos nos fortalecem e nos fazem crescer na fé. A igreja está representada em todos os bairros e fazendas da cidade através das comunidades”, explicou o pároco.

A festa termina com a distribuição gratuita de refrigerante em canecas comemorativas e milhares de pedaços de bolo. “Toda a cidade está convidada a participar desta festa que representa uma bênção em todos os sentidos. Agradecemos a Deus, ao padroeiro São José e a Nossa Senhora que sempre estiveram à frente de tudo”, destacou padre Santana.

Padre Santana, que há 36 anos está à frente da paróquia, coordena os preparativos.

A Paróquia confeccionou 2 mil exemplares de um livreto que está sendo distribuído nas comunidades e conta um pouco da história da cidade e dos 100 anos da paróquia.


Postado em 21/07/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57