Qualidade do ar melhora com chuviscos e neblina

É claro que a chuva não foi aquela esperada para pagar a poeira de quase três meses de escassez de água, mas a pouquíssima precipitação melhorou a umidade do ar que há alguns dias estava em níveis abaixo dos recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os chuviscos que caíram em alguns dias nem chegaram a molhar a terra.

Na manhã de terça-feira, dia 7, a cidade amanheceu encoberta por uma forte neblina, também chamada de nevoeiro ou cerração. Esse fenômeno costuma aparecer quando há uma queda brusca de temperatura à noite em relação ao dia, combinado com o aumento da umidade no ar. Os colinenses saíram bem mais agasalhados de casa e o sol demorou a aparecer.

De acordo com o pluviômetro da EE “Prof. Darcy Silveira Vaz” a última chuva na cidade foi de 42,5mm e aconteceu no dia 15 de maio. O aparelho só voltou a armazenar água no dia 4, sábado, quando choveu 7,0mm. A leitura é feita diariamente por um funcionário da escola. Nos meses de junho e julho não há registro de chuva.

Neste ano choveu pouco se comparado há anos anteriores. Desde o início deste ano choveu 739,80mm, sendo janeiro o mês com maior precipitação (306,1mm), seguido de março (222,5mm) e fevereiro (122,5mm). Em abril foram apenas dois dias de chuva, totalizando 39,2mm.

A pior crise hídrica enfrentada pelo Estado em 2014 causou racionamentos na maioria das cidades com os baixos níveis dos reservatórios que atingiram níveis nunca antes vistos, o que despertou mais consciência no uso da água, não o suficiente para evitar o desperdício que ainda é praticado por muitas pessoas que insistem em lavar o quintal todos os dias e a calçada com mangueira.

O tempo seco também aumenta os problemas respiratórios e a procura por inalação nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a realização desse procedimento dobrou em abril, maio e junho.

Nesta época mais seca não se pode descuidar da hidratação, a exposição ao ar livre deve ser evitada principalmente entre 10 e 16h, manter os ambientes umidificados, evitar o uso do ar-condicionado que deixa o ar mais seco, entre outros dicas que garantem a saúde do organismo.


Postado em 11/08/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1
Ontem:6.010
Total:42.793
Recorde:10.619
Em - 18/05/15

Warning: fopen(estatisticas/contador.txt) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 55

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 56

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/ocolinen/public_html/estatisticas/contador.php on line 57