Atrações culturais e lazer movimentaram a “Primavera dos Museus”

Passeio de motolinha foi disputado e precisou de senha com fila de espera

CAPA - A semana que passou foi marcada por diversos eventos culturais nos dois museus colinenses que aderiram a programação da “12ª Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus com o tema: “Celebrando A Educação em Museus”. Exposições, oficinas musicais, teatro e outras manifestações fizeram parte da programação festiva elaborada pela Secretaria de Educação. No sábado de encerramento também aconteceu pela manhã o passeio inaugural da “motolinha”, equipamento adquirido pela prefeitura para proporcionar passeios pela estrada de ferro. A iniciativa chamou a atenção do público presente e foi preciso distribuição de senha com fila de espera para passear.

Apresentações musicais do projeto “A Rede Cultural” fizeram parte da programação.

 

O som que imita o apito sonoro do trem, a fumaça da chaminé e a agilidade que a motolinha ganhou após a reforma e instalação de um motor foram um dos destaques da manhã de sábado no passeio inaugural do equipamento sobre a linha férrea após as melhorias.

O público que compareceu no Museu Municipal recebeu senha e aguardou na fila a vez de passear na motolinha, adquirida e reformada com recursos municipais. Os membros da Associação Amigos da Estação, que realizaram os testes e ajustes necessários para o funcionamento do equipamento de forma segura, também compareceram ao evento ao lado da secretária Elizabete Neme (Educação e Cultura) e coordenador de atividades culturais Gilberto Gonçalves. Também estavam presentes alguns dos responsáveis pela execução nas melhorias no equipamento, Francisco Ribeiro Cardoso, Francisco Juliani, Jorge Rossi e Paulo Roberto Pereira.

O passeio foi uma das atrações da programação da “12ª Primavera dos Museus” realizada durante toda a última semana nos dois museus da cidade, o histórico e do Cavalo, no Recinto Municipal. Ambos receberam um grande número de visitações.

A programação teve início no dia 17 com as exposições “Colina desenha” com exibição e venda de trabalhos desenvolvidos por colinenses e projetos municipais no Museu histórico. Os artistas Fernando Kanda e Mariana Jorgete Rodrigues foram os expositores no Museu do Cavalo. Os eventos aconteceram durante toda a última semana.

O Museu Municipal também abriu as portas da noite de sexta-feira, dia 21, para um bate-papo dos profissionais do Turismo, Educação e Cultural com a palestrante Alessandra Nicolau Pinheiro Fernandes.

Além da motolinha, o Museu Municipal também foi palco de oficinas de música, rap, dança e teatro do projeto “A Rede Cultural”. A tarde aconteceu sarau poético e musical com a participação de várias escolas no Museu do Cavalo. O encerramento na praça do Museu Municipal aconteceu no dia 22 com o “Especial Sertanejo”, show da Estação Cultural. Nos eventos houve a distribuição de pipoca, brincadeiras e playground gratuitos.

Público aguarda na plataforma a vez de passear na motolinha.

Secretária Bete e coordenador Gilberto com os membros da Associação Amigos da Estação e colaboradores.


Postado em 01/10/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:837
Ontem:10.240
Total:11.077
Recorde:10.240
Em - 13/12/18