Museus recebem visitantes ilustres

O maior patrimônio de um povo é sua história e para que as gerações futuras conheçam seu passado e valorizem seu presente é preciso preservá-la. É isso que a Administração tem feito com a total remodelação do Museu Municipal e criação do Museu do Cavalo, que receberam visitas ilustres nos meses de setembro e outubro.

A professora Ignez Maria Lemos Nogueira, neta do Coronel Luciano de Mello Nogueira, um dos fundadores do município, esteve no Museu Municipal no dia 19 de outubro acompanhada pelo sobrinho, o Prof. Dr. Antônio Moacir Rodrigues Nogueira. A visita foi muito importante para atualização de algumas informações sobre a vida e história do Cel. Luciano que fazem parte do acervo do Museu e que também constam no livro “Colina – Capital Nacional do Cavalo”, escrito por Syria Drubi.

“Os visitantes ficaram encantados com a organização e acervo do museu. Também conheceram o Museu do Cavalo, no Recinto ‘9 de Julho’, elogiaram a iniciativa da Administração Municipal de valorização e conservação da história, bem como da ampliação dos acervos museológicos de Colina”, destacou a professora Elizabete Neme.

Coronel Luciano Nogueira, vindo do Rio de Janeiro e Minas Gerais, chegou à região em 1898 com a esposa Jacinta Carvalhães Nogueira “D. Cintota” que era irmã da esposa do Cel. José Venâncio Dias, importante figura da história da cidade. A família fixou residência entre Colina e Jaborandi. Cel. Luciano é considerado o primeiro desbravador das matas de Colina que culminou com a criação da Fazenda Mandaguari.

Em setembro, durante a realização da “XII Primavera dos Museus”, quando aconteceu o passeio inaugural da motolinha, o Museu Municipal também recebeu a visita de Floriano Soares Moreira de Andrade, natural de Colina e que é filho do Dr. João Moreira de Andrade que atuou como médico no Hospital de Colina na década de 1950. Ele também foi vereador, professor de francês no Ginásio Estadual “Lamounier de Andrade”, colaborador do Jornal “O COLINENSE”, entre outras atuações na política e cultura colinense. Floriano esteve acompanhado da filha Maria Alice Moreira de Andrade, do genro Willian Júnior e de Heitor de Mello Nogueira.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A visitação ao Museu Municipal pode ser feita às segundas-feiras das 13 às 17h e de terça à sexta-feira em dois períodos: das 8 às 11h e das 13 às 17h. Aos sábados o funcionamento é das 9 às 12h. O Museu do Cavalo fica aberto durante toda a semana, de segunda a sexta-feira das 8 às 11h  e das 13 às 17h.

AMPLIAÇÃO DOS ACERVOS

A Secretaria de Educação e Cultura continua ampliando o acervo histórico dos Museus de Colina para perpetuação da memória do município. Para tanto solicita o empréstimo de fotos e doação de objetos. Quem quiser contribuir é só entrar em contato pelo (17) 3341-1190.

Ignez Maria, neta de Cel. Luciano Nogueira e o sobrinho Antônio na bilheteria histórica da antiga estação ferroviária que foi recuperada. A visita foi acompanhada pelo coordenador cultural Gilberto Gonçalves, secretária Bete Neme, funcionárias Shirley e Angelita.  Júlio César “Biguri”


Postado em 01/11/2018
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:12.610
Ontem:
Total:12.610
Recorde:12.610
Em - 16/12/18