Calor, chuva e descuido: combinação propícia para proliferação do Aedes

O calor aliado à chuva e o descuido das pessoas em manter nas residências recipientes com água parada criam o ambiente propício para a proliferação do “Aedes aegypti”, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do Departamento de Controle de Vetores, realiza durante todo ano ações de combate ao mosquito que se intensificam no verão, época de altas temperaturas e chuvas.

“Uma simples chuva é preocupante porque aumenta as chances do mosquito encontrar criadouros e se multiplicar. A conscientização da população continua sendo a arma mais eficaz nessa luta diária e ininterrupta contra o Aedes”, destacou a secretária Sadia Ferreira.

Os agentes seguem um trabalho de rotina que consiste na vistoria domiciliar com a verificação e eliminação de possíveis criadouros e também orientação dos moradores. “Quando há o registro de um caso suspeito é feito o controle de criadouros (bloqueio) na área de notificação. O procedimento adotado em caso positivo é aplicação de inseticida nos imóveis. O produto é solicitado à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para matar o mosquito alado”, informou a Secretaria de Saúde que o ano inteiro realiza a vistoria de imóveis em pontos estratégicos, imóveis especiais e o recolhimento de objetos descartados pela população em terrenos baldios, que representam risco não só para a dengue, como também para outras pragas urbanas como os escorpiões.

No ano passado das 52 notificações suspeitas 6 foram confirmadas. Não houve nenhum registro de casos de zika e chikungunya. Desde o início deste ano um caso suspeito foi notificado no bairro Jardim Santa Lúcia.

Evitar que o mosquito se prolifere é a única maneira de impedir o contagio.


Postado em 26/01/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:10.226
Ontem:
Total:10.226
Recorde:10.226
Em - 12/11/19