Biometria é obrigatória em Colina e Jaborandi onde também acontece revisão do eleitorado

Eleitor que não se cadastrar até outubro terá título cancelado

A partir da próxima segunda-feira, dia 4, tem início a revisão do eleitorado que será feita com o cadastramento biométrico que, a partir desse ano, passa a ser obrigatório para todos eleitores inscritos e pertencentes a 178ª Zona Eleitoral, que abrange Colina, Jaborandi e Terra Roxa. Todos estão convocados a comparecer ao Cartório Eleitoral para a emissão de um novo título.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança a identificação do eleitor no momento da votação. A identidade de cada pessoa é feita pelo leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica, que garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro.

O cadastramento será realizado no período de 4 de fevereiro a 31 de outubro e o agendamento prévio, no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.jus.br), é obrigatório. O comparecimento deve acontecer no dia e horário agendados, com apresentação dos seguintes documentos originais: título de eleitor, RG, CPF e comprovante de endereço emitido nos últimos três meses. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado, o que causa uma série de transtornos. Funcionários de uma empresa de serviço temporária ajudarão os funcionários do Cartório no atendimento do público.

COMPROVANTE EM NOME DO ELEITOR

“O comprovante de endereço terá que estar em nome do eleitor com data de emissão nos 3 meses anteriores ao comparecimento no Cartório para evitar fraude. Isso também é válido para a população flutuante que terá que comprovar o vínculo dela com a cidade. Se não tiver o comprovante em seu nome terá que fazer a biometria na cidade onde o tenha”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.

Em Colina e Jaborandi o cadastramento biométrico começou em 2015, mas até agora menos de 20% da população, nos dois municípios, fez a biometria. A procura só aumentou na metade do ano passado quando surgiu um boato nas redes sociais sobre o pagamento de multa para quem não realizasse o cadastramento.

BIOMETRIA: OBRIGATÓRIA PARA VOTAR

 “A revisão do eleitorado será realizada na maioria dos municípios do Estado e a biometria será obrigatória em quase todos. O cadastramento é válido só para quem ainda não o fez. Quem já se cadastrou não precisa retornar ao Cartório, como é o caso de Terra Roxa que na última eleição já teve a votação biométrica”, explicou Campos Júnior que ressaltou: “a revisão do eleitorado é uma confirmação dos eleitores inscritos. O objetivo e que nas próximas eleições só vote quem já fez a biometria. O eleitor que não realizou o cadastro terá o título cancelado imediatamente após o final do prazo e não conseguirá mais votar”.

Para as pessoas com mais de 70 anos a biometria também é obrigatória, mesmo que nessa faixa etária o voto seja facultativo. Quem também deixou de votar e não justificou terá que regularizar a situação antes de fazer a biometria. “O Cartório imprimirá uma guia de R$ 3,51 por turno não votado que deverá ser paga e levada de volta ao Cartório para dar baixa no sistema”, explicou Carlos.

Cada atendimento demora em torno de 15 minutos e além de responder a algumas perguntas é colhida a digital de todos os dedos do eleitor, como também a assinatura eletrônica e tirada foto.

A reportagem perguntou ao chefe do Cartório por que é colhida a digital de todos os dedos se para habilitar a votação é preciso apenas um dos dedos? Ele explicou que no futuro esse cadastro, o mais completo existente, será compartilhado com outros órgãos públicos. O atendimento ao público no Cartório acontece das 12h até às 18 horas. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas pelo fone 3341-2060.

Banner da campanha da biometria obrigatória que será amplamente divulgada pela Justiça Eleitoral.


Postado em 02/02/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:3.776
Ontem:
Total:3.776
Recorde:3.776
Em - 21/09/19