Hemonúcleo convoca doadores e confirma situação crítica

O Hemonúcleo do Hospital de Amor convoca doadores de sangue especialmente  dos tipos A e O positivo e negativo. As férias de final de ano, epidemia de dengue e proximidade do carnaval, deixam os estoques em situação crítica. Atualmente, a unidade fornece sangue para todo o Hospital de Amor, Santa Casa, São Jorge e cidades da região, o que agrava ainda mais o quadro.

A assistente social Ana Paula Borges destaca que são necessárias de 40 a 50 doações/dia para o Hemonúcleo trabalhar no limite, já que diariamente são realizadas cerca de 45 transfusões.

No entanto, em alguns dias, os doadores não chegam a 20. “Precisamos desses sangues em específico, mas todos são bem vindos. Se não puder doar, seja um multiplicador e nos ajude nesse momento difícil”, disse. O Hemonúcleo realiza campanhas entre colaboradores e acompanhantes para aumentar os estoques. “O número de pacientes é grande e as cirurgias são extensas, alguns recebem mais de duas transfusões por dia  e por isso corremos contra o tempo”, explicou.

PLAQUETAS
O Hemonúcleo também está com estoque baixo de plaquetas que duram apenas cinco dias fora do organismo. “Existe um cuidado em não coletar além do necessário, mas sempre estamos precisando de doadores”, afirmou. Um dos agravantes é o tempo médio de 1 hora e meia para concluir a doação. “Muitas pessoas não conseguem dispor desse tempo em meio às suas atividades”, disse Ana Paula.

ALERTA
Infectados com dengue, zika ou chikungunya devem esperar 30 dias para fazer nova doação. Em caso de dengue hemorrágica, deverão aguardar seis meses. Para doar é necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de pais ou responsável legal. Não deve estar gripado, resfriado, ter se alimentado bem (evitar comidas gordurosas e frituras) e ter dormido no mínimo 6 horas. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas e sábados e domingos das 7 às 11 horas.

SANGUE: Baixos estoques foram agravados com epidemia de dengue, férias e proximidade do carnaval. Tininho Júnior

Fonte: Jornal O DIÁRIO/Barretos


Postado em 22/02/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:8.563
Ontem:
Total:8.563
Recorde:8.563
Em - 15/11/19