Eliminar criadouros é única arma no combate à dengue

A dengue tem avançado e Barretos enfrenta uma epidemia da doença. Também já foi confirmada a circulação do tipo 2 em municípios da região. As chuvas dos últimos dias também preocupam já que pode aumentar o número de casos.

Em Colina as ações de combate ao mosquito tem se intensificado. No último dia 15, o coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Antônio Figueira, juntamente com os agentes do setor realizaram ação educativa junto aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da ETAM “São Francisco de Assis”.

Os estudantes receberam panfletos informativos de combate aos criadouros para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Também foram orientados sobre os sintomas da dengue que causa febre alta, dores de cabeça, nas articulações, no fundo dos olhos e manchas avermelhas no corpo. “Ao apresentar o menor sintoma o aluno ou familiar deve procurar atendimento médico”, alertou Figueira.

Ele frisou que a eliminação de criadouros é de fundamental importância para o combate da dengue. “Estudos indicam que cerca de 80% dos focos são encontrados nas residências. Portanto o combate ao mosquito depende fundamentalmente da participação da população, que deve estar mobilizada e consciente de sua responsabilidade para reduzir o risco de transmissão da dengue e das demais doenças transmitidas pelo Aedes”, alertou o coordenador.

“A participação da sociedade é primordial para o sucesso no combate ao mosquito. Temos realizado o trabalho de forma ostensiva com atividades combinadas de limpeza e educação em saúde, inclusive junto aos alunos da Rede Municipal para conscientizar a família colinense. Não temos medido esforços para vencer essa luta que é diária e deve ter a adesão de todos”, declarou Dieb.

As orientações foram transmitidas a centenas de alunos da Escola Agrícola, que vão propagá-las em casa e na vizinhança.


Postado em 09/03/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.423
Ontem:
Total:1.423
Recorde:1.423
Em - 17/09/19