Praça “Prefeito Fernando P. Vianna” foi totalmente revitalizada

Prefeito Fernando Vianna utilizou o cargo em favor dos que mais necessitavam

Crianças desfrutaram das diversas brincadeiras na inauguração da reforma da praça. Foto Zezinho

A Prefeitura inaugurou na manhã de sexta-feira, dia 5, as obras de reforma e pintura geral da “Praça Prefeito Fernando Pereira Vianna” que ganhou novos bancos, reforma dos já existentes, construção de rampas de acessibilidade, demarcação da quadra poliesportiva, recuperação do passeio público, entre outras benfeitorias que deixaram o espaço de uso comum revitalizado. 

Quem participou da solenidade ficou feliz em ver centenas de crianças e alunos dos 6º anos das escolas municipais “Lamounier de Andrade” e ETAM “São Francisco de Assis” interagindo com as inúmeras brincadeiras e atividades culturais que integram o projeto pedagógico “Biblioteca e Praça Ativas”, realizado nas últimas quinta e sexta-feira. Em toda extensão da praça viam-se cartazes afixados nas árvores e personagens do “Sítio do Pica Pau Amarelo – As caçadas de Pedrinho”, tema das intervenções que estimulam a leitura. A Biblioteca também estava toda tematizada. O projeto é um prolongamento da Feira do Livro realizada no ano passado e que terá sequência em 2020. O “Jango”, símbolo da feira literária e o Projeto Musical “A Rede Cultural” também estiveram presentes. Os alunos dos cursos de Pedagogia dos Polos de Ensino Superior a Distância da Univesp e Unirp desenvolveram ações com as crianças e o público.

Além de tudo isso, foi exaltado o patrono da praça que usou o cargo público em prol dos que mais necessitavam. A família do homenageado esteve representada por Fernando Pereira Vianna Neto e o filho Fernando Noronha Pereira Vianna Neto, que são neto e bisneto do ex-prefeito, primo Fernando Vianna Arroyo, esposa Ana Emília e o cunhado Miguel Assunção.

“EDUCAÇÃO É PARA TODOS”

A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, ao fazer uso da palavra, enalteceu a figura do prefeito Vianna, que foi um grande articulador e deu o primeiro passo em favor do progresso educacional de Colina. “Foi um dos grandes responsáveis para que Colina tivesse seu primeiro grupo escolar. Anos mais tarde foi construído um prédio próprio, sendo transferido para a escola Cel. José Venâncio Dias. Depois de estudar no grupo as crianças não tinham como continuar os estudos, precisando ir para fora e isso só para os mais abastados. Munido deste sentimento, que educação é para todos independente do seu poder econômico e social, o então prefeito Vianna também trabalhou para que o Ginásio acontecesse e que hoje é a escola Lamounier de Andrade”, destacou a professora que também frisou o trabalho do prefeito para que Colina tivesse um hospital e maternidade. “Enquanto prefeito proibiu que as carroças circulassem com rodas de ferro para que não causassem tantos danos à saúde dos animais. Também se preocupou em iniciar a recuperação da grande erosão do buracão, que era um mito e uma lenda porque todos pensavam que a cidade seria engolida pelo grande buraco”.

Bete também leu um telegrama enviado à Administração por Dona Esther, filha mais velha do prefeito Vianna, que agradeceu ao prefeito Dieb e esposa Liliana que “com dinamismo e altruísmo estão conduzindo Colina  a um futuro brilhante. Esta praça além de bela é um símbolo de uma cidade progressista”.

“OBSESSÃO EM CUIDAR DAS PESSOAS”

Dr. Fernando Pereira Vianna Neto, visivelmente emocionado, representou os tios impossibilitados de comparecer por motivos de força maior. Ele agradeceu ao ex-vereador José Antônio Gonçalves “Zezinho do Foto”, já falecido, autor do projeto que em 1995 denominou a praça com o nome de seu avô. Ele também falou do pai, que faleceu a pouco menos de 2 anos e que com a ajuda das tias e tios fez um discurso sobre a história do avô. “Ele tinha obsessão em cuidar das pessoas e foi fundamental para a criação da maternidade e também para o desenvolvimento educacional da nossa tão querida Colina. Calçou várias ruas, teve que construir pedra por pedra por ser o único sistema na ocasião que permitia as parcas economias do município, cuja arrecadação era menor que o custeio das grandes fazendas locais. A atividade política, além de nobre, exigia muito sacrifício pessoal, muita conversa, contato e abnegação para que justamente aquele cidadão que mais precisava tivesse o mínimo de amparo do poder público”.

“FAMÍLIA PARTICIPA DO PROGRESSO DE COLINA”

Em seu discurso o prefeito Dieb lembrou que a “pracinha”, como era conhecida antes da denominação, foi uma justa homenagem do então vereador Zezinho, representado pela esposa Jane e o filho Júlio César. “Na minha primeira gestão como prefeito, tínhamos a Vara Distrital e o juiz na época era o Dr. Frederico, neto do prefeito Vianna e primo do Dr. Fernando aqui presente. Em 2001 estive com ele revelando que tinha intenção de construir um Fórum e precisava de um parecer dele, que foi favorável e prontificou-se a nos ajudar em tudo que necessitássemos porque Colina estava crescendo. Assim conseguimos elevar Colina a Comarca e Jaborandi passou a ser distrito forense. A Família Vianna participa do progresso do município desde a década 1950 até os dias atuais”.

Além do público, as solenidades de entrega da praça revitalizada também foram prestigiadas pelos vereadores Célia, Edinalva, Henrique e Tatiane, secretários e funcionários municipais, diretores, professores, coordenadores de escolas e muitos alunos. O vice Campanholi não pode estar presente. Além de premiação, também teve distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Familiares do ex-prefeito no momento do descerramento da placa inaugural ao lado do prefeito e esposa.

Os alunos das escolas se divertiram com as atividades e brincadeiras que movimentaram a praça.

Jane Gonçalves esposa do saudoso “Zezinho do Foto”, autor do projeto que deu o nome do Prefeito Vianna à praça, com dr. Fernando e prefeito Dieb. Foto Zezinho


Postado em 13/04/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:11.387
Ontem:
Total:11.387
Recorde:11.387
Em - 17/09/19