MENSAGEM

Sem as abelhas não tem alimento

O extermínio das abelhas pela pulverização aérea de inseticida nos canaviais, assunto de reportagens deste semanário, foi muito bem retratada no carro alegórico da ETAM “São Francisco de Assis” no desfile em comemoração ao aniversário da cidade.

A alegoria da escola reproduziu as colmeias, o apicultor, o avião de pulverização e até uma abelha com máscara de oxigênio. Além da criatividade, a Escola Agrícola quis transmitir ao público a importância das abelhas que não se restringe só a produção de mel, pelo contrário, são essenciais para agricultura do planeta e sem elas podemos morrer de fome. Esses pequenos insetos são responsáveis pela polinização que garante a produtividade dos frutos. Também colaboram com a renovação e o desenvolvimento de áreas verdes fundamentais para a produção do oxigênio.

“A ideia de adotar esse tema surgiu numa reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). A intenção foi transmitir a importância que as abelhas têm para a humanidade. O assunto também faz parte do conteúdo programático da escola. Os alunos participaram de todo o processo de elaboração do carro alegórico com a produção das colmeias e abelhas durante as aulas com orientação dos professores de várias disciplinas”, destacou a diretora Vanessa Poliseli que ressaltou: “além dos produtos que temos na escola, usamos materiais recicláveis na confecção do carro alegórico, como o avião que ao invés de isopor foi feito de papelão”.

A diretora da escola também disse que as abelhas fazem parte da realidade da escola que tem a “Casa do Mel” onde o produto é coletado, filtrado, centrifugado e engarrafado para a venda. “Os alunos participam de todo o processo com a devida proteção da roupa de apicultor. O acesso às colmeias também é mais restrito ao profissional”, explicou. Os interessados em adquirir os favos e o mel silvestre produzidos na ETAM podem entrar em contato com a escola (3341-2319) ou adquiri-los na feira às terças-feiras. O litro do mel é vendido a R$ 35,00 e o favo custa R$ 15,00.

Carro da ETAM que reproduziu colmeias e abelhas no desfile alegórico. Foto Zezinho

Favos e mel produzidos na escola.


Postado em 04/05/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:10.274
Ontem:
Total:10.274
Recorde:10.274
Em - 15/11/19