“Amigos da Estação” promove “Tributo à Memória Ferroviária”

A estação ferroviária e sua importante participação na história de Colina estarão em evidência no evento deste domingo.

Em comemoração ao Dia do Ferroviário (30 de abril) a Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária da Cidade de Colina realiza neste domingo, dia 5, o “Tributo A Memória Ferroviária”, o primeiro evento da nova diretoria presidida por Francisco Alberto Ribeiro Cardoso.

As atrações acontecem no Museu Municipal a partir das 8h30 com abertura da exposição “Memória de Ferrovia” com fotos antigas da ferrovia tiradas por fotógrafos colinenses. Também haverá exposição de ferromodelismo com maquetes da Associação de Bebedouro, diplomação de sócio benemérito, homenagem ao ferroviário, café da manhã e apresentações musicais com Marco Moretti, Metamorfose e “A Rede Cultural”. Os artesãos colinenses também estarão expondo seus produtos. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio do Comtur e Secretaria de Educação e Cultura.

Durante o evento também haverá a filiação de novos associados. “O foco da nova gestão é o fortalecimento da Associação. Em breve lançaremos carnê de contribuição e campanhas para angariarmos fundos não só para a manutenção da entidade, mas também para a realização de eventos”, destacou o presidente que convida toda população para participar das atrações deste domingo, que têm previsão de término às 15 horas.

DIRETORIA RENOVADA

A diretoria dos “Amigos da Estação” foi renovada para mais dois anos (2019/2021) em assembleia realizada no último dia 13, na plataforma da antiga estação ferroviária. Além do presidente, a diretoria é composta pelo vice Antônio Postigo; 1º secretário César Paschoal Forte; 2º secretário – Maria Lúcia Camargo; 1º tesoureiro – Francisco Juliani e 2º tesoureiro – Paulo Roberto Pereira. Todos foram eleitos e empossados por aclamação dos sócios presentes. O Conselho Fiscal é formado por Maria Dalila Prado Silveira, Maria Ofélia Gontijo Jorge e Oscar G. Meyer Castro.

O ex-presidente Renato Molleiro, que esteve à frente da Associação desde sua criação, em 2015, disse que “nestes quatro anos tivemos uma série de parceiros que se empenharam na recuperação da motolinha para preservação dos trilhos tão deteriorados pela ação do tempo. O que sobrou tem sido alvo de furto”, destacou Renato que acrescentou: “de início os nossos sonhos não tiveram eco junto ao Poder Público Municipal. O tempo passou e num 2º momento tivemos a percepção que os nossos sonhos eram coletivos. A Prefeitura, junto à Secretaria de Educação e Cultura e ao Comtur fizeram aliança conosco e as coisas começaram a acontecer”.

A Associação também conseguiu parceria com Rotary Club, contou com o apoio do motoclube “Cavaleiros Sobre Rodas”, artesãos locais, comunidade em geral e por último da Rumo Logística que já manifestou a intenção de auxiliar a Associação. Um representante da empresa esteve em Colina no mês de fevereiro.

MOTOLINHA REPAGINADA

A repaginação da motolinha também está nos planos do novo presidente “Queremos fazer uma nova com o aproveitamento de algumas peças da atual para dar mais segurança nos passeios e até, quem sabe, tentar uma homologação para trem turístico. A Rumo está revitalizando as ferrovias e se isso acontecer vai ser por meio das associações. Estamos planejando muita coisa. A Rumo está disposta a investir e a gente a trabalhar”, finalizou Francisco.

A linha férrea é o destaque das atrações deste domingo no Museu.


Postado em 04/05/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:3.871
Ontem:
Total:3.871
Recorde:3.871
Em - 21/09/19