A importância da ferrovia foi exaltada pelos “Amigos da Estação”

Público observa com atenção as maquetes de ferromodelismo expostas na plataforma da estação. Júlio César “Biguri”

A ferrovia que impulsionou o progresso e em torno da qual Colina se desenvolveu foi exaltada pela Associação “Amigos da Estação”, que promoveu no domingo um tributo a este passado que tantas lembranças nos trazem.

Um bom público e representantes de diversas entidades participaram das atrações realizadas no prédio da antiga estação ferroviária, que abriga o Museu Municipal. O evento teve início com um delicioso e farto café da manhã.

A Associação Bebedourense de Ferromodelismo trouxe três maquetes que ficaram expostas na plataforma da antiga estação e encantaram o público, que também prestigiou a abertura da exposição de fotos antigas da ferrovia, tiradas pelo fotógrafo Renato Martins. As maquetes pertencem a Eliel/Carla, Luciano Marcassa e Júlio César/Adriana, todos de Bebedouro.

O saudoso ferroviário Luís Camargo, que por tanto anos trabalhou na estrada de ferro, foi homenageado através dos filhos Geraldo, Maria Pasqualina, Maria Lúcia e da nora D. Ica que estiveram presentes. Da mesma forma foi feita homenagem a José Cunha, também já falecido, representado pelas filhas Vera Lúcia, Regina Célia, Rosi Mara e Maria Cristina que se emocionaram. “A intenção é que todos os familiares dos ferroviários que trabalharam aqui se sintam homenageados”, destacou Francisco Alberto Ribeiro Cardoso, novo presidente dos “Amigos da Estação”.  

A Associação também concedeu a Durval Malpelli o título de sócio benemérito pelo trabalho desenvolvido em prol da entidade. Além da diplomação, Sr. Durval também recebeu um quepe de maquinista, que o deixou muito feliz. Ele também mostrou muito talento tocando gaita juntamente com os irmãos João Sinatra (violão) e Luiz (sanfona) que tocaram várias músicas.

A exposição de carros antigos ganhou o reforço de caminhões de cidades da região, como Novo Horizonte, Matão e Monte Azul. Os colecionadores dessas raridades deram ainda mais brilho ao encontro, que terminou por volta das 15h.

“O evento será realizado todos os anos no Dia do Ferroviário, comemorado em 30 de abril. A intenção é que seja incluído no calendário do município, inclusive isso já foi sugerido em uma das reuniões do Comtur”, disse Francisco que salientou, “a Associação já conta com um número maior de associados e durante o evento tivemos novas filiações. Quem quiser também pode fazer parte, basta procurar um dos integrantes”.

Além da presidente do FSS, Liliana Taha, o evento ainda teve a participação dos secretários Marcelo Pinto Neto, Elizabete Neme e do presidente do Comtur, Gilberto Gonçalves. O prefeito Dieb, que se encontrava em viagem de trabalho, não pode comparecer.

Os artesãos colinenses também expuseram seus produtos e houve apresentação musical de Marco Moretti, Metamorfose e “A Rede Cultural”. A Associação agradeceu a parceira da prefeitura, por meio do Comtur e Secretaria de Educação e Cultura, que deu todo o suporte necessário para realização do evento. Também agradeceu o apoio da Rumo Logística, demais parceiros e colaboradores.

O público tomou conta da plataforma da antiga estação onde ficaram expostas as maquetes de ferromodelismo.

Presidente e vice da Associação, Francisco e Antônio, entregam diploma de homenagem aos representantes da família Camargo, ladeados pela secretária Bete, Liliana e Gilberto, presidente do Comtur.

Filhas do ferroviário José Cunha (in memoriam) junto a César Forte, secretário da Associação.

Eliel/Carla (Bebedouro), proprietário de uma das maquetes em exposição.

O trabalho de Durval Malpelli em prol da Associação foi lembrado pelo presidente Francisco, que lhe concedeu o título de sócio benemérito.

Exposição de carros e caminhões antigos abrilhantaram o encontro que exaltou a memória ferroviária. Fotos: Foto Zezinho


Postado em 11/05/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:6.099
Ontem:
Total:6.099
Recorde:6.099
Em - 21/09/19