“Fumacê” atingiu toda cidade

Para conter o avanço da dengue a Secretaria Municipal de Saúde, realizou em todos bairros da cidade a aplicação de inseticida para matar o mosquito alado. O “fumacê, como é conhecido, teve início no final de abril e terminou no dia 14 deste mês.

A pulverização foi realizada entre 17 e 21h porque o Aedes aegypti tem hábitos específicos, explicou a equipe da Vigilância Epidemiológica que realizou o serviço. È neste horário que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano e, como há menor incidência de raios solares, o combate é mais eficaz.

A Secretaria de Saúde, Sadia Fereira, informou que adota vários cuidados para que a saúde da população não seja colocada em risco, respeitando os intervalos de aplicação. “O inseticida mata apenas o alado, ou seja, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas e, portanto, os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de criadouros do Aedes”, explicou a secretária. Ela também informou que na próxima semana tem início mais uma etapa de pulverização em toda cidade.

As equipes do Controle de Vetores também realizam um trabalho permanente e diário que é feito durante todo o ano, como na orientação casa a casa, verificação e eliminação de focos do mosquito nos imóveis, conscientização de alunos e integrantes de projetos sociais, entre outras ações.

116 CASOS

Desde o início do ano o município já registrou 739 notificações de dengue, sendo o mês de abril o de maior incidência (270). Deste total, 113 foram descartados e 257 aguardam o resultado de exame. Os casos confirmados chegam a 116, sendo 38 autóctones e 78 importados. A orientação da Secretaria de Saúde é que ao menor sintoma de dengue a população procure atendimento médico. Os sintomas mais comuns são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dores de cabeça, nos ossos, articulações e no fundo dos olhos.

Fumacê é mais uma iniciativa para conter a dengue. Foto Zezinho

Agente de controle de vetores vistoria possível criadouro do mosquito em quintal de residência.


Postado em 01/06/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.365
Ontem:
Total:4.365
Recorde:4.365
Em - 19/06/19