Parceria pretende exportar campeões brasileiros de rodeio

Anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Parque do Peão, nesta quinta-feira, 22, e reúne Festa do Peão de Barretos, PRCA e Liga Nacional de Rodeio

O sonho do competidor de rodeio é ter em seu currículo o título de campeão da Festa do Peão de Barretos, e com ele, alçar 'saltos' ainda maiores em busca de glórias no esporte e compensação financeira também fora do país. Uma parceria entre a Liga Nacional de Rodeio, Os Independentes e a PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association), dos Estados Unidos, promete ser mais uma oportunidade de preparação para competidores brasileiros.

O anúncio da parceria aconteceu no próprio Parque do Peão, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), que também anunciou as novidades do Barretos International Rodeo.

A seleção dos competidores se dará a partir de pontuações obtidas durante etapas dos rodeios organizados pela Liga Nacional de Rodeios, sendo a final concretizada na Festa do Peão de Barretos de 2020. Além de campeões de montarias em touros, a intenção do projeto é de formar campeões brasileiros mundiais em modalidades como bareback e sela americana, técnicas com amplo domínio dos norte-americanos.

"Procuramos cada vez mais a valorização do rodeio. Falo que o competidor de rodeio é como um jogador de futebol, que procura jogar em uma base de um grande clube para depois alçar coisas maiores na carreira e até jogar na Europa e fazer seu 'pé de meia'. O competidor brasileiro sonha a mesma coisa, em ganhar o rodeio de Barretos e disputar competições ainda maiores nos Estados Unidos. A parceria será uma experiência incrível e a realização de um sonho do competidor um dia disputar a final do campeonato promovido pela PRCA", enfatiza Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.

Os vencedores irão para os Estados Unidos para participar da escola de rodeios e do rodeio Cody Nite Rodeo, por 90 dias. O período visa preparar os competidores com aulas práticas e técnicas com instrutores da associação americana, além de treinamentos para competir nos rodeios da PRCA. "Estamos confiantes e vamos trabalhar em conjunto para o fortalecimento dessa parceria e passo a passo ajudar os peões brasileiros a alcançar o objetivo em se tornar campeões do mundo", afirmou Antony Barkowiski, diretor de atletas da PRCA, que está em Barretos para acompanhar a competição internacional.

De acordo com Marcos Abud, diretor de rodeio da Festa e presidente da LNR, o intercâmbio é excelente para o rodeio brasileiro e sua renovação. "Vamos proporcionar mais oportunidades para os grandes competidores do país. Serão mais etapas de rodeio de alto nível com a possibilidade real de uma carreira internacional, que garante até uma participação em um curso por 3 meses", explica.

Boot Camp

Já como fruto da parceria, a Liga Nacional de Rodeio e a PRCA (Associação Profissional de Cowboys de Rodeio) realizaram um curso profissional para competidores do bareback e sela americana. O curso teve como objetivo aprimorar e revelar novos nomes nas duas modalidades e dessa forma, ampliar o número de competidores aptos a disputar rodeios no país e nos Estados Unidos, já que o aperfeiçoamento também abrirá oportunidade para o competidor montar no exterior.

Cerca de 60 competidores participaram do curso que aconteceu no hotel instalado no próprio Parque do Peão. Dois americanos, especialistas das modalidades, foram os responsáveis por ministrar o conteúdo. O professor Bret Franks passou sua experiência na sela americana, enquanto, Health Ford, orientou os participantes de técnicas sobre o bareback. Os dois americanos já participaram de finais da NFR (National FInals Rodeo), final da PRCA que acontece no mês de dezembro em Las Vegas.

"Foram dois dias de cursos técnicos e aulas práticas, e mesmo nesse pouco tempo, compartilhamos dicas e conhecimentos sobre as duas modalidades, como também, aprendemos o que o Brasil pode proporcionar para rodeio no exterior", explicou Barkowiski, diretor da PRCA.

Ricardo Rocha, presidente Os Independentes. Antony Barkowiski, diretor da PRCA, e Marcos Abud, diretor de rodeio Os Independentes. Bruno Revolta


Postado em 23/08/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:211
Ontem:
Total:211
Recorde:211
Em - 18/09/19